UMA OBRA ESPERADA: Contorno Viário Vespasiano Zandavalli é inaugurado

A rodovia liga a BR-282 com a SC-283

 

Durante a manhã deste sábado (13), além do novo pavilhão do Parque da Efapi, também foi realizada a inauguração do Contorno Viário Extremo Oeste Vespasiano Zandavalli, que liga a BR-282 com a SC-283. O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve presente.

O contorno vai atender a ampliação das indústrias de carne e processamento de soja, que vão demandar um fluxo maior de caminhões na região Leste do Município. Também vai criar uma alternativa de acesso para estudantes das universidades e moradores de municípios vizinhos e do Extremo Oeste que vem a Chapecó.

A obra iniciou em 2020 e teve investimento de R$ 45.320.277,00, sendo R$ 25 milhões do Governo do Estado e o restante da Prefeitura. A execução é da Construtora Oliveira, vencedora da licitação.

Foto: Amauri Sales / Rádio Chapecó

QUEM FOI VESPASIANO ZANDAVALLI

Filho mais velho de Emilio Zandavalli e Julieta Alegretti Zandavalli, nascido na Vila Esperança A, município de Guaporé (RS), aos dois dias do mês de maio de 1919. Aos nove anos de idade veio para Santa Catarina acompanhando seu pai, Emilio, que viera desbravar as terras que seu avô Antônio Zandavalli havia comprado da Colonizadora Carlos Kruell, no Faxinal do Tigre, hoje pertencendo ao município de Guatambu. Foram anos muito difíceis, desde criança até a vida adulta, com sobrecarga de trabalho, ajudando seu pai em todos os momentos.

Aos 25 anos, em 1944, casou-se com Elzira Santos Zandavalli, professora que viera de Nonoai (RS) para lecionar na escola mista municipal da Fazenda Nova Santo Antônio, hoje Fazenda Zandavalli, comunidade que foi fundada por Emilio. No ano de 1948 foi morar na Linha Cascavel, onde foi construída uma nova serraria, morando na localidade por 67 anos.

Vespasiano foi sempre muito participativo na comunidade da Linha Cascavel e comunidades vizinhas. Essa união feita de verdadeiras amizades fortaleceu as comunidades de Linha Batistello, Colônia Bacia, Colônia Cella, Linha Sarapião, Linha Boa Vista, Linha Simonetto, Linha Faxinal dos Rosas e Sede Figueira. Muitos moradores dessas comunidades construíram suas casas com as madeiras adquiridas na Serraria de Seu Vespasiano.

Vespasiano Zandavalli fez história no município de Chapecó pela sua simplicidade e honestidade. A bela história desta família, capitaneada por Vespasiano, formou-se com parceria de outras famílias como: Família Gallon, Família Fonseca da Rosa, Família Lara, Família Maciel, Família Brás da Rosa, Família Rezende, Família do Seu Corujão, Família Vargas de Andrade, Família Marcondes, Família Soares dos Reis, Família Tonello, Família Siqueira, Família da Dona Lindorfa, Família Cardoso e Família Oliveira do Compadre Miguel.

Muitas dessas famílias ainda moram e/ou têm seus descendentes morando nesta próspera região. O mesmo homem, que era extremamente ligado a terra e as lidas do campo, teve a visão e o empreendedorismo para, em 1979, construir o primeiro edifício 14 andares de Chapecó, que leva seu nome. Seu Vespasiano ainda tem na Linha Cascavel, seus descendentes. Filho, 2 Netos, 2 Bisnetas.

Foto: Amauri Sales / Rádio Chapecó

No dia 2 de maio completaria 104 anos. A família Zandavalli tem a certeza absoluta da alegria de seu Vespa, em ver sua descendência viver com orgulho e honra, onde ele começou sua história. A família Zandavalli agradeceu a homenagem.