Chapecoenses tiveram o maior gasto em compras de páscoa no estado

O levantamento também apurou o gasto por segmento de produtos

 

Chapecó/SC, 15 de abril de 2024 – Pela passagem da Páscoa, em 31 de março, foi realizado levantamento para avaliar como os consumidores se comportaram em suas compras nas sete maiores cidades catarinenses, entre elas Chapecó. Iniciativa da Federação do Comércio de Santa Catarina, a pesquisa ouviu 2.227 consumidores nas regiões do Estado entre os últimos dias 01 a 09 deste mês.

A pesquisa adotou dois métodos para a coleta de dados (presencial e online), recebendo respostas de moradores de 41 cidades do Estado. No intuito de permitir análise das localidades, as cidades foram agrupadas com o conceito de cidades adjacentes às sete principais onde ocorreu o levantamento também no campo presencial e que foram Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Conforme o levantamento, como os dados da pesquisa de Intenção de Compras para a Páscoa já apontavam, 2024 foi o ano com o maior gasto médio pretendido da série histórica. Também foi o ano com o maior gasto médio efetivado (R$167,34), representando aumento de 34,6%, alinhado com a elevação de 34,5% apontada na intenção de compras. Em Chapecó, de acordo com o Sindicato do Comércio (Sicom), foi identificado o maior gasto médio em todas as regiões do Estado na última Páscoa, de R$ 214,96.

O levantamento também apurou o gasto por segmento de produtos no Estado. Apesar de o chocolate ser o principal para os presentes, os consumidores que escolheram itens de vestuário e calçados apresentaram o maior gasto médio (R$213,53). Quanto ao tipo de chocolate, quem presenteou com ovos de páscoa artesanais desembolsou mais para presentear (R$236,24), seguido por ovos industrializados (R$224,97). Os locais de compra preferidos, na média estadual, foram os centros das cidades (47,6%), mas houve considerável preferência para o comércio de bairros (41,7%). Em Chapecó, o consumidor optou pelo centro, em 55,9%, enquanto outros 30,1% optaram por comprar em bairros.

AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO

Segundo a pesquisa quanto à avaliação do consumidor, em âmbito estadual 93,1% dos catarinenses entrevistados efetivaram de fato as compras que desejavam para a Páscoa. Entre os itens questionados sobre o atendimento, a maior nota foi para a cordialidade do atendente, com 8,73%, seguida pela agilidade das informações e atendimento geral, ambas com 8,69%, enquanto a clareza das informações recebeu 8,64%.

Com informações: Extra Comunica