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Ouça o que disse o Governador de Santa Catarina  Na noite deste domingo (28), o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se manifestou em suas redes sociais sobre a greve na educação. LEIA Sobre a greve de uma pequena parte dos professores catarinenses, diante dos fatos abaixo expostos: * Com base nos portais de transparência de cada Estado, Santa Catarina paga a maior média salarial da região Sul aos profissionais da Educação, superior em cerca de 15% à paranaense e aproximadamente 50% maior que a gaúcha. * O governo está aumentando em mais de 100% o vale-alimentação. * Revisou o desconto de 14% para aposentados, garantindo que recebam um valor maior todos os meses no benefício. * Trabalha no maior concurso da história para contratar 10 mil novos profissionais na Educação. * Preocupou-se em garantir que todos os professores tenham um horário remunerado fora da sala de aula para planejar conteúdos e preparar provas. * E que o pedido da descompactação da folha de pagamento é absolutamente inviável no momento: custaria R$ 4,6 bilhões e violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal. O Estado portanto, determina, inicialmente, as seguintes medidas para garantir o acesso de todos alunos catarinenses à Educação: * Desconto das faltas injustificadas dos professores grevistas * Contratação de professores temporários para manter as aulas funcionando * E que a negociação sobre remuneração dos professores só será retomada assim que essa pequena parcela de professores retorne para a sala de aula O Governo do Estado julga relevante também realizar um agradecimento público aos quase 90% dos professores que seguem trabalhando nas salas de aula de todas as cidades de Santa Catarina.   Todas as informações você acompanha na programação da Rádio Chapecó FM 100.1  [...]
Entre os dia 30 de abril e 6 de maio o atendimento digital e nas lojas ocorrerá de forma restrita A Celesc inicia, nesta terça-feira, dia 30, o processo de transição para o novo sistema comercial, o Conecte, que dará aos clientes acesso a todos os serviços da distribuidora de forma online, via aplicativo e agência virtual. A partir do dia 7 de maio todos os clientes já poderão ter acesso aos mais de 80 serviços sem sair de casa. Contudo, entre os dias 30 de abril e 06 de maio, o atendimento comercial da companhia ocorrerá de forma restrita para a migração dos dados. Pelos canais digitais, o consumidor conseguirá comunicar falta de energia e baixar a segunda via. E, nas 259 lojas, que estarão abertas normalmente, os serviços também estarão disponíveis de forma parcial. A Celesc alerta que a efetivação desses pedidos feitos neste intervalo só ocorrerá a partir do dia 7 de maio, já no novo sistema. E no dia 6 de maio não haverá atendimento por nenhum canal para que as equipes da Celesc possam se concentrar na migração. Lembrando que todos os canais de atendimento telefônico da Celesc estarão totalmente disponíveis por meio do 0800 048 0196 (emergências), 0800 048 0120 (comercial) e 0800 048 3232 (ouvidoria). “A Celesc precisará contar com a compreensão de toda a sociedade durante a transição para o novo sistema. Nosso pedido é que, se possível, as pessoas deixem para fazer suas solicitações após essa transição, dia 7 de maio, mas todas as lojas estarão abertas para atender o cliente”, orienta o gerente do Departamento de Atendimento ao Cliente da Celesc, Mateus Silva Nascimento. O diretor Comercial, Vitor Lopes Guimarães, reforça a transformação digital do Conecte. “Com investimento total na casa dos R$ 100 milhões, o Conecte permitirá ao cliente acessar a Celesc como se fosse um banco e, em breve, ninguém precisará mais ir a uma loja da Companhia. Mas, as 295 lojas da Celesc estarão sempre abertas e à disposição da população”, destaca o diretor Comercial da Celesc, Vitor Lopes Guimarães. Pagamento via PIX é uma das novidades As novidades do Conecte começam já pela forma de acesso ao novo sistema. Na primeira vez será necessário realizar um cadastro com o(s) número(s) da(s) unidade(s) consumidora(s), e-mail e CPF ou CNPJ do titular. O mesmo usuário poderá acessar todas as unidades consumidoras que estiverem em seu nome. Nas outras vezes em que for acessar o sistema, o consumidor poderá fazer o login com e-mail e senha ou ainda, se preferir, vincular suas contas nas plataformas Google, Apple, Gov.br e Facebook. Outro grande incremento é a opção de pagamento da fatura de energia via PIX. A fatura, aliás, também passou por mudanças em seu visual. O novo modelo começa a ser distribuído no dia 07 de maio, e traz informações úteis e organizadas de forma mais clara ao usuário. “A apresentação do custo do consumo de energia, por exemplo, será mais detalhada, demonstrando o valor pago pela energia e por cada imposto”, explica Mateus Nascimento, gerente do Departamento de Atendimento da Celesc. “São várias mudanças e certamente o cliente ganhará muito em praticidade e eficiência no acesso aos nossos serviços. Nas plataformas digitais, agora mais intuitivas e flexíveis, além de relatar a falta de energia, solicitar religação, troca de titularidade e ligação nova, todos os serviços estarão disponíveis. A ideia é que o cliente consiga resolver suas necessidades online e só vá às lojas se desejar”, ressalta Nascimento. [...]
Ele tem 30 anos    Na tarde deste sábado (27), em Concórdia, um homem de 30 anos foi preso pela Polícia Militar pelos crimes de ameaça, violência psicológica contra mulher, desacato, injúria racial, dano ao patrimônio público, desobediência e resistência. As guarnições deslocaram para atendimento de violência doméstica e, ao chegar no local, a vítima de 23 anos foi localizada próximo à residência, com um bebê de 1 ano no colo. Ela relatou que o homem a ameaçou de morte, puxando-a pelos cabelos e exigindo que esta saísse de casa, impedindo-a de levar junto sua filha de 6 anos. Segundo a PM, o homem instigou a filha do casal de 6 anos a ofender e dizer que a mãe não era bem-vinda à residência, incorrendo em alienação parental, onde um dos pais manipula psicologicamente a criança contra o outro genitor. A guarnição chegou à residência, deu voz de prisão ao autor em razão dos fatos tendo em vista que a vítima desejava representar judicialmente. Ao algemá-lo e colocá-lo no compartimento de presos, ele começou a danificar a viatura. O envolvido ainda insultou e desacatou os policiais, proferindo injúria racial contra um dos PMs, em razão de sua cor de pele. O homem foi conduzido ao hospital para confecção do atestado de lesão onde tentou fugir, tendo que ser contido novamente e chutou um dos policiais em uma das pernas. Foi necessário uso progressivo da força para conter o homem em razão de sua agressividade. O homem foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e responderá pelos crimes acima descritos. [...]
Para o cadastramento é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. Basta baixar o aplicativo e utilizar o login e senha informados pelos profissionais de saúde   Uma alternativa para facilitar o acesso aos atendimentos de saúde em Chapecó é o Tele.Saúde. Ele oferece consultas médicas online gratuitamente a população. Para o cadastramento é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. Basta baixar o aplicativo e utilizar o login e senha informados pelos profissionais de saúde. De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, João Lenz, o Tele.Saúde Chapecó é uma alternativa para que os chapecoenses tenham acesso as consultas médicas e não precisem procurar os serviços de saúde que estão sobrecarregados com a alta demanda de atendimento nessa época do ano, especialmente pelos casos de dengue e covid, e com a chegada do inverno, dos casos de gripe. Lenz destaca que a plataforma de telemedicina que permite consultas online com médicos e profissionais de saúde qualificados por meio de chamadas de vídeo seguras. ”Esse serviço representa um avanço significativo na oferta de cuidados de saúde. Cerca de um terço da população, ou seja, cerca de 93 mil pessoas, já estão cadastrados no Tele.Saúde Chapecó”, comentou. Ele enfatiza que o atendimento é realizado por profissionais devidamente credenciados e regulamentados, garantindo a qualidade e a segurança dos serviços prestados. Para Alberi Facenda, uma das usuárias do aplicativo, o Tele.Saúde Chapecó representou uma mudança significativa em sua vida. Com dificuldades de locomoção devido a problemas de saúde, Alberi destaca a praticidade e a eficiência do serviço, que lhe permite realizar consultas médicas sem sair de casa. Ela enfatiza a qualidade do atendimento e a facilidade de acesso aos medicamentos, afirmando que o serviço é “nota 10”. André Concato, Diretor de Tecnologia do aplicativo, destaca a união entre tecnologia e medicina na criação dessa plataforma. ”O Tele.Saúde Chapecó oferece um acesso rápido, fácil e seguro aos serviços de saúde, permitindo que os usuários realizem consultas médicas sem sair de casa ou do trabalho. Além disso, destaca que o serviço está disponível 24 horas por dia, oferecendo conveniência e eficiência aos usuários” comentou. O aplicativo também oferece facilidades para a retirada de medicamentos, direcionando os usuários para as unidades de saúde mais próximas ou para a farmácia central do município, garantindo assim um atendimento completo e integrado. Concato comenta que a segurança dos dados dos usuários é uma prioridade para o Tele.Saúde Chapecó, que utiliza criptografia e segue todas as leis de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). ”Todos os médicos são verificados e autenticados pelo Conselho Regional de Medicina, garantindo a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados”, afirmou. [...]
O evento ocorreu no Condomínio Cesec, auditório do Sicoob, e contou com a participação dos conselheiros, associados efetivos, fundadores, voluntários, parceiros, mantenedores, apoiadores e interessados da sociedade civil   O Observatório Social do Brasil (OSB) de Chapecó realizou recentemente a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas do exercício 2023. O evento ocorreu no Condomínio Cesec, auditório do Sicoob, e contou com a participação dos conselheiros, associados efetivos, fundadores, voluntários, parceiros, mantenedores, apoiadores e interessados da sociedade civil. As atividades foram conduzidas pelo presidente Vilmar Luiz Mattiello, e além da prestação de contas, o evento foi um momento para apresentar e avaliar as atividades desenvolvidas pela entidade em defesa do amplo controle social via monitoramento das questões políticas. “A entidade contribui para o controle social na aplicação dos recursos públicos e para a promoção de uma sociedade ética e cidadã, por meio de práticas transparentes e apartidárias”, observou. Segundo Mattiello, ao todo foram acompanhados em 2023, 324 processos licitatórios, o que gerou uma economia indireta de mais de 56 milhões e 300 mil reais. A economia gerada acumulada entre os anos de 2016 até 2023 pelos OSBs brasileiros soma mais de 5 bilhões. “Estamos felizes porque a entidade está fazendo a diferença e cumprindo sua missão de contribuir para o controle social na aplicação dos recursos públicos e na promoção de uma sociedade ética e cidadã, por meio de práticas transparentes e apartidárias”, destacou o presidente. Em 2023, a entidade acumulou 960 ofícios emitidos, dentre eles 201 ao Poder Executivo e 45 ao Poder Legislativo, além de 78 encaminhamentos aos Órgãos de Controle. Também foram apresentados os resultados da Comissão do Legislativo que acumula mais de 640 sessões acompanhadas, sendo 111 em 2023, através da participação de seus voluntários. Desde sua fundação em 2015 ao todo foram realizadas 208 reuniões de diretoria, sendo 23 no ano de 2023. Nesses encontros são direcionadas ações como: a solicitação à Gestão Pública e Celesc para retirada dos fios não mais utilizados pelas operadoras de telefonia fixa e móvel nos postes de energia da cidade. Ainda entre as ações destacam-se as transmissões on-line das Licitações Púbicas do Poder Legislativo e Executivo e o acompanhamento de 17 obras públicas. Outro ponto de destaque foi o Projeto Cidadania e Controle Social que segue avançando em parceria com Unochapecó e Unoesc. A iniciativa atingiu o envolvimento, em 2023, de 1065 acadêmicos capacitados, 1460 cidades com seus portais da transparência pesquisados,12 obras visitadas pelos acadêmicos de Engenharia Civil, 15 pareceres jurídicos emitidos pelos acadêmicos de Direito e 130 sessões acompanhadas do legislativo municipal. Mattiello reforçou que todas as comissões tiveram êxito expressivo em suas ações. Destacou também que o comprometimento de toda a diretoria e dos voluntários vem sendo essencial para o êxito das iniciativas da entidade. Atualmente, o OBS de Chapecó conta com mais de 123 observadores voluntários, 19 empresas mantenedoras e acompanha, em média, 300 licitações por ano. Na mesma oportunidade a entidade apresentou o Primeiro Relatório de Sustentabilidade. A comissão trabalha as finalizações e encaminhamentos para impressão. O lançamento oficial está previsto para o mês de junho de 2024, quando comemorará 9 anos de atuação. SOBRE O OBSERVATÓRIO SOCIAL O Observatório Social é uma forma organizada da sociedade civil atuar no monitoramento da aplicação dos recursos públicos. É formado por um grupo de cidadãos que representa a sociedade de forma voluntária no acompanhamento dos gastos públicos. [...]





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