Apagão nacional deixa cidades sem energia

De acordo com a Celesc, trata-se de um ‘’alivio de carga’’

Várias cidades ficaram sem energia após um apagão nacional na manhã desta terça-feira (15). Foi por volta das 08h15.

De acordo com informações do Gerente do Núcleo Oeste da Celesc, André Curtareli, trata-se do chamado ERAC.

Segundo Curtarelli, ERAC é uma sigla que significa Esquema Regional de Alívio de Carga. É um sistema especial de proteção específico para o corte de carga por meio de subfrequência do sistema a valores preestabelecidos.

Em Chapecó, as equipes seguem trabalhando e estão atentas a situação. Houve cortes de energia elétrica por alguns minutos durante a manhã desta terça-feira (15).

CELESC / CONTATOS

Emergência:
0800 048 0196

NOTA CELESC

A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.

O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.

Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.

O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ainda não há informações oficiais sobre a causa que provocou a atuação do ERAC.

O apagão afetou Santa Catarina, outros 19 estados e o Distrito Federal