35ª edição dos Joguinhos tem início em Curitibanos

A história dos Joguinhos Abertos teve início em 24 de novembro de 1988

 

Em uma noite memorável, o município de Curitibanos, no Meio Oeste, volta a sediar, trinta e cinco anos depois, a 35ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. A cerimônia de abertura aconteceu na noite da última sexta, 21, no ginásio de esportes Onofre Santo Agostini.

A história dos Joguinhos Abertos teve início em 24 de novembro de 1988. Curitibanos foi a sede da primeira edição, por iniciativa do saudoso curitibanense, Felipe Abrahão Neto, que contribuiu e muito para o desenvolvimento do esporte catarinense. Na época, atletas de 163 municípios participaram e Concórdia sagrou-se como primeiro campeão geral da história da competição.

A cerimônia de abertura da 35ª edição foi marcada por muita alegria. Este ano, a estimativa é reunir mais de 4500 participantes, contando atletas, treinadores, dirigentes e staffs, de 77 municípios do estado, disputando 24 modalidades distintas. Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com o município de Curitibanos, a 35ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina acontece entre os dias 19 e 29 de julho.

A TOCHA OLÍMPICA E O JURAMENTO DO ATLETA

Um dos momentos especiais da noite foi a entrada da tocha olímpica, conduzida por Alzani Adriano Scur. Atleta de atletismo e handebol curitibanense. Alzani participou das quatro primeiras edições dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina: 1988, em Curitibanos; 1989, em Lages; 1990, em Tubarão; e em 1991, em Porto União.

O juramento do atleta aconteceu em seguida e foi conduzido pelo judoca do município anfitrião, Lucas David Lopes, que treina a modalidade desde seus seis anos de idade. Lucas conquistou títulos nos Jogos Escolares de Santa Catarina e faz parte do programa Atleta Cidadão, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Curitibanos.

Com informações da Prefeitura de Curitibanos