Vigilância em Saúde realiza ação contra mosquito da dengue no bairro Santo Antônio

Foram visitados 240 imóveis, em nove quarteirões

 

Chapecó/SC, 24 de janeiro de 2024 – Equipes da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Chapecó realizaram, na manhã de terça-feira, uma ação no bairro Santo Antônio para bloqueio da dengue, doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o biólogo da Vigilância Ambiental, Junir Lutinski, esta é uma ação complementar a outras que já vinham sendo realizadas no município, tendo em vista que há uma concentração de casos da doença no bairro.

Temos sete casos confirmados, até o momento todos importados, além de 244 focos confirmados no ano. Realizamos nesta terça-feira uma ação de aplicação de larvicida, para bloqueio, além de orientação para a população. O clima chuvoso e quente favorece a proliferação do mosquito. Por isso pedidos a colaboração da população para ter cuidado com cisternas, calhas, caixas d’água e piscinas descartáveis”, disse Junir.

O secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, destacou que o município nos últimos três anos ampliou o número de agentes de combate a endemias e tem feito regularmente mutirões de orientação e eliminação de criadouros, tanto nos bairros quanto no interior. Além disso tem realizado ações em parceria com o Governo do Estado. O uso de drones é outra estratégia para identificar locais com água parada. Também foram realizadas ações específicas com as entidades da construção civil e fiscalização em estabelecimentos com potencial acúmulo de água.

Foto e informações: PMC/Divulgação