“Varíola dos macacos” deixa de ser emergência de saúde global

“Não significa que o trabalho acabou. Mpox (‘Varíola dos Macacos’) continua a representar desafios significativos de saúde pública que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável”, declarou Tedros Adhanom, diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS)

 

O fim do surto de Mpox foi declarado pela entidade global após quase um ano depois da vigência haver atingido os cinco continentes. Ao todo foram confirmados por exames de laboratório 87.377 casos, destes, 140 foram óbitos.

Sinais e sintomas

Mesmo com o fim desta emergência global, a prevenção e cuidados persistem, sendo que os sintomas duram de duas a quatro semanas, tendo como sinais lesões na pele na forma de bolhas ou feridas em partes do corpo tais como: rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais. Autoridades sanitárias apontam que há também características diferentes, com sintomas que evoluem de forma discreta.

O mais comum é que sintomas possam surgir no sétimo dia apresentando febre súbita e intensa, dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço e principalmente o aparecimento de inchaço de gânglios, tanto no pescoço como na região axilar e parte genital.

Estudos registram que na pele os sinais surgem entre um e três dias após os sintomas iniciais e passam por etapas tais como: mácula (pequenas manchas), pápula (feridas pequenas semelhantes a espinhas), vesícula (pequenas bolhas), pústula (bolha com a presença de pus) e crosta (que são as cascas de cicatrização). Cabe ressaltar que lesões semelhantes a espinhas, podem evoluir para bolhas, o que caracteriza um dos principais sintomas da varíola dos macacos.

Orientações do Ministério da Saúde

Evitar contato com pessoas suspeitas da doença ou já diagnosticadas; evitar contato com os olhos e mucosas e antes das refeições higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel.

Caso a pessoa perceba algum sinal e/ou sintoma que possa ser suspeito, deve ser procurado atendimento médico numa Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.

Cabe alertar que deve ser informado ao profissional de saúde se houve contato com alguém com suspeita ou confirmação da doença. Após anamnese o(a) médico(a) tomará devida conduta.

Mais informações sobre a doença clique aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/m/mpox