Superintendência de Marechal Bormann e Goio-Ên completa dois anos de atividades

Confira balanço das atividades deste ano

 

Chapecó/SC, 14 de dezembro de 2023 – A Superintendência dos Distritos de Marechal Bormann e Goio-Ên completou dois anos de atuação no mês de novembro, com a ampliação de serviços. Uma das novidades é o serviço de emissão de Carteira de Identidade. Além disso, a Superintendência tem uma equipe formada por equipe de estradas, equipe de tubulação, equipe de roçadas, administrativo, pré-posto IPTU, pré-posto Polícia Técnica Científica (IGP), pré-posto AGC Correio Bormann, pré-posto AGC Correio Goio-Ên e Cemitério de Marechal Bormann. Conta com uma frota de 6 caminhões, caminhão-pipa, retroescavadeira, 2 patrolas (1 terceirizada), 1 PC (terceirizada), 2 rolos compactadores (1 terceirizado).

Os referidos distritos compreendem 490 km de estradas de chão, divididos em 30 linhas:  Linha Serrinha, Linha Cachoeira, Linha Nossa Senhora de Lurdes, Linha Barra do Carneiro, Linha Vailon, Linha Meia Serra, Linha Beira Rio, Porto Goio-Ên, Refúgio Campestre, Trilha do Pitoco, Linha Almeida, Fazenda Esperança, Linha Quadros, Linha Campinas, Linha Capinzal, Linha Alto Capinzal, Linha São José do Capinzal, Linha Bom Retiro, Linha Serraria Reatto, Linha Barra da Chalana, Linha Nova Aurora, Núcleo Hortifrutigranjeiros, Linha Rodeio do Erval, Linha Gamelão, Linha São Francisco, Linha Passo dos Ferreiras, Praia Bonita, Linha Henrique e Rodeio Chato.

Em 2023 as equipes utilizaram 2.139 cargas de cascalho para as melhorias das estradas, retiradas das cascalheiras e do Britador, que foi responsável por 30% da brita usada nas estradas geridas pela Superintendência. Também foi realizada a revitalização do Goio-Ên, com a reforma de todas as churrasqueiras, fiação elétrica, instalação de iluminação e pintura.

Já a equipe de Tubulação utilizou ao longo do ano 738 tubos para melhorias e instalação de novas galerias. Também foi realizada a desobstrução de 26 bocas de lobo nos distritos de Marechal Bormann e Goio-Ên com a utilização de hidrojato. A equipe de Roçadas, realizou o ajardinamento das entradas do Bormann em parceria com o Horto Municipal; Pintura de meio-fio nos distritos de Marechal Bormann e Goio-Ên; roçadas nos distritos e instituições municipais: CRAS Bormann, Posto de Saúde do Marechal Bormann, Posto de Saúde da Linha Cachoeira, Abrigo do Napa na Linha Rodeio do Herval, CEIM Maria da Luz Borges e CEIM Nova Vida; recolhimento de galhos e resíduos de móveis; recuperação de APP: área recuperada e cercada no Loteamento Nova Vida I e II.

Foram instaladas placas de sinalização em todas as linhas; foram entregues telhas e lonas, devido aos danos provocados pelas chuvas; instalação de 20 lixeiras recicláveis nos Distritos de Marechal Bormann e Goio-Ên; Instalação de praça de ginástica e restauração de parquinho no Loteamento Scheffer, Distrito de Marechal Bormann. O Cemitério Marechal Bormann também recebeu melhorias no ajardinamento, restauração e pintura de cercas, terraplenagem e colocação de britas e restauração do portão de entrada.

Neste ano, a Superintendência também implantou o projeto “Menos Lixo, Mais Futuro”, realizado em parceria com as Secretarias de Saúde e Serviços Urbanos e Zeladoria e com a Fundação do Esporte. Foram distribuídos ímãs de geladeira com os dias da coleta seletiva nos distritos de Marechal Bormann e Goio-Ên; adesivação de carros com o adesivo da campanha “#bormannegoioeneu ❤️eucuido”, com o objetivo de incentivar o sentimento de pertencimento as comunidades de ambos os distritos. Também aconteceu o Projeto Brincando em Família, no mês de outubro/2023 e em parceria com as Secretarias da Educação e Família e Proteção Social e Fundação do Esporte. O evento alusivo ao Dia das Crianças teve como objetivo de presentear as famílias com um dia especial de diversão e brincadeiras.

Para o Superintendente da Região do Marechal Bormann e Goio-Ên, Aderbal Pedroso, o ano foi de muitas conquistas e melhorias para os moradores dos distritos, mas também com muitos desafios e superação. “Tivemos temporais e destelhamentos na região, e muita chuva, que interferiram nas estradas e no desenvolvimento das atividades. Mas na avaliação geral, o ano foi positivo e com mutas realizações”, comentou.

O prefeito João Rodrigues enfatiza que o principal objetivo da Superintendência é aproximar a Administração Municipal dos moradores. “A equipe está perto da comunidade e consegue atender prontamente as necessidades de cada comunidade”, afirmou.

Foto e informações: PMC/Divulgação