Sinal 5G estará disponível em mais 395 municípios a partir de hoje

As empresas têm ativado gradualmente o 5G no país, desde julho de 2022

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o licenciamento e ativação de estações de tecnologia 5G em mais 395 municípios, a partir desta segunda-feira (18). Com isso, o total de municípios que poderão contar com o 5G chegará a 3.678. Nestas localidades, vivem aproximadamente 181,3 milhões de brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 85% da população do país.

O 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que sucede as redes de conectividade 4G. As empresas de telefonia celular têm ativado gradualmente o 5G no país, desde julho de 2022.

A liberação da faixa de 3,5 GHz da rede móvel 5G não significa que serão instaladas de imediato nas localidades, o que dependerá do planejamento individual de cada prestadora que poderá solicitar o licenciamento e ativação de suas estações 5G standalone ou 5G puro.

A lista com os 395 municípios em que as prestadoras poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz está no site da agência reguladora.

Atualmente, são oito estados mais o Distrito Federal (AL, AP, DF, PR, RJ, RR, RS, SC e SP) com todos os municípios liberados para o 5G. A Anatel já definiu a lista dos municípios a serem liberados para ter a internet 5G nas próximas etapas e outras nove unidades da Federação completarão essa fase.

  • Em abril/2024, serão 220 municípios. Ao fim dessa etapa, todos os municípios do ES, MA e SE serão liberados para o 5G;
  • em maio/2024, 233 municípios. Ao fim dessa etapa todos os municípios de PB, RO e TO serão liberados;
  • em junho/2024, 171 municípios. Ao fim dessa etapa todos os municípios de AC, AM e GO serão liberados.

5G EM CHAPECÓ

Chapecó está entre as dez cidades do Brasil mais preparadas para a implantação da tecnologia 5G. Em alguns pontos, é possível conectar o aparelho na quinta geração.

De acordo com o presidente da Conexis Brasil Digital, o 5G vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas do que o 4G. Essa tecnologia permite conexões com mais estabilidade e mais velocidade.

A internet 5G é, pelo menos, 8 vezes mais rápida do que a internet 4G.

LEIA MAIS

Sinal do 5G começa a funcionar em Chapecó

Foto: Mateus Frozza / Rádio Chapecó  / Com informações da Agência Brasil