Simulação de emergência no Pátio Shopping evacua 180 pessoas

180 pessoas saíram com segurança em 7 minutos do local

 

Orientar e treinar colaboradores e lojistas para que estejam aptos a agir caso necessário em uma situação de urgência ou emergência. Esse foi o objetivo da simulação de abandono realizada nesta sexta-feira pelo Pátio Shopping. A ação, promovida pela administradora AD Shopping, ocorreu da forma esperada e nela 180 pessoas saíram com segurança em 7 minutos, desde o primeiro alarme até a evacuação total do empreendimento.

Iniciada às 8h54 a simulação teve como causa uma falha no quadro elétrico da loja Havan. Na prática, todas as pessoas tiveram de sair com segurança da edificação, utilizando as técnicas de resgate, auxiliando pessoas com mobilidade reduzida e deficiências. A dinâmica foi finalizada às 9h01. Participaram da ação 70 brigadistas, 30 deles novos e 40 reciclados que já tinham participado outras vezes, e brigadistas voluntários que fizeram o papel de cadeirante, cliente que passou mal e deficiente visual. Também estiveram presentes os bombeiros civis do shopping, equipe de manutenção e segurança.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho Kennedy Alves, que conduziu a simulação e também o curso de 16h que ocorreu nesta semana aos brigadistas, a simulação ajuda a compreender que manter a calma é indispensável para realizar com êxito um combate ao incêndio e os primeiros socorros de uma possível vítima.

TREINAMENTO E BOM DESEMPENHO

Conforme a coordenadora de marketing do shopping, Cristiane Andretta, o Pátio Shopping entende que prevenir, treinar e conscientizar colaboradores e lojistas é o melhor caminho, ainda mais se tratando de uma situação emergencial, em que geralmente o pânico toma conta.

A coordenadora também explica que “a ação foi bem-sucedida e que a simulação é justamente para treiná-los para que estejam aptos a agir caso necessário”. Também enfatiza que o treinamento realizado nesta semana aos brigadistas apresentou as 13 saídas de emergência e 5 rotas de fuga, “fator primordial para que a simulação tivesse um bom aproveitamento e desempenho de todos os participantes”.