Sicredi Região da Produção completa 40 anos

Assunto foi abordado na manhã desta segunda-feira na Rádio Chapecó FM 100.1

 

 

Um ano especial para o Sicredi Região da Produção! Em 2023 são comemorados 40 anos de trabalho e conquistas. Na manhã desta segunda-feira (10), o Presidente do Sicredi Região da Produção, Saul Rovadoscki, participou do Chapecó Notícias 1ª Edição e falou sobre a expansão, associados e a programação especial para festejar esses 40 anos.

Para Rovadoscki, após o nascimento da cooperativa em Sarandi (RS), a evolução foi constante. Na época, visando criar uma alternativa às instituições financeiras convencionais, com atenção especial às necessidades dos pequenos produtores para o fomento do desenvolvimento rural da região foi criado o Sicredi Região da Produção.

Em 2004, a Livre Admissão autorizada pelo Banco Central marcou o início da expansão da Cooperativa, acompanhando a evolução do Sistema Sicredi. A partir deste ano, todas as pessoas jurídicas e físicas, urbanas e rurais, tiveram a possibilidade de associar-se.

Essa ampliação de público e de economias é que marcam o ritmo de crescimento, de resultados e de atividades da Cooperativa, que passou a chamar-se Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados da Região da Produção – Sicredi Região da Produção.

Em 2005, a cooperativa iniciou suas atividades no Estado de Santa Catarina, com a inauguração da primeira unidade de atendimento no município de Chapecó. Em 2019, iniciou sua expansão para o estado de Minas Gerais, com a inauguração da primeira agência em Sete Lagoas.

Atualmente, o Sicredi Região da Produção conta com mais de 70 mil associados fomentando o crescimento regional e transformando a comunidade.

ASSSITA A ENTREVISTA COMPLETA

Foto: Mateus Frozza / Rádio Chapecó

7 MILHÕES DE ASSOCIADOS EM 2023

O Sistema Sicredi chegou à marca de 7 milhões de associados em 2023, conquistando mais de 1,2 milhão de novas associações nos últimos 12 meses – número que representa um crescimento de 14,6%. O aumento acompanha a expansão da instituição financeira cooperativa, que hoje está presente em todo o Brasil em mais de 1,8 mil municípios, com 2,5 mil agências. Por dia útil, uma média de 4,8 mil pessoas chegaram ao Sicredi no último ano.

O maior aumento foi no número de Pessoas Físicas, com 933 mil novos associados, seguido de Pessoas Jurídicas (PJ), com 229 mil, e segmento agro, com 60 mil. Do total de 7 milhões de pessoas associadas à instituição atualmente, 75% são PF, 14% PJ e 11% do agro.

A ampliação fez com que o Sicredi superasse a marca de 1 milhão de associados PJ, sendo que, destes, 22% são microempreendedores individuais (MEI), 73% Micro e Pequenas Empresas e 5% Médias e Grandes. A idade média das empresas é de 10 anos.

O Sicredi também se consolida como um parceiro importante dos pequenos e médios produtores rurais. Do total de 765 mil associados agro, 84,6% são da agricultura familiar, 10,9 % produtores de porte médio e 4,5 % produtores de grande porte. Todos os segmentos – Pessoa Física, Pessoa Jurídica e agro – são atendidos pelas mais de 300 soluções financeiras e não financeiras do Sicredi, como conta corrente, cartão de crédito e de débito, consórcios, seguros, crédito, investimentos, entre outros.