Senar faz Seminário da bovinocultura de leite em Chapecó

Seminário Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) discutirá eficiência na produção e cases de sucesso

 

O Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promove nesta terça-feira (31), o Seminário Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a bovinocultura de leite. O evento ocorre no Parque da Efapi, em Chapecó (SC), das 9h às 13h e seguirá com visitação em horário livre.

Participarão produtores das regiões do Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial cadeia produtiva de Bovinocultura de Leite.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, lembra que a ATeG Pecuária de Leite iniciou em 2016 e atendeu mais de 5.200 produtores em 209 municípios catarinenses. “Atualmente, a iniciativa contabiliza 72 grupos com 2.050 produtores no Estado. Os significativos resultados são realidade porque o produtor está cada vez mais interessado em obter conhecimentos e porque contamos com a dedicação de eficientes equipes e excelentes parceiros em todas as áreas”.

Com duração de quatro anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância.

PROGRAMAÇÃO

A recepção dos participantes será das 08h. A cerimônia de abertura do seminário às 9 horas com explanação do presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo. Às 09h15 inicia apresentação sobre a ATeG Bovinocultura de Leite em Santa Catarina e, a partir das 09h30 haverá palestra com o tema “Aumento da eficiência econômica de sistemas de produção de leite em tempos de preços e custos desafiadores, ” com o engenheiro agrônomo Dr. Wagner Beskow.