Secretaria de Saúde promove ações preventivas para o Carnaval 2024

Serão realizadas orientações, testagens e aconselhamentos

 

Chapecó/SC, 06 de fevereiro de 2024 – Entre os dias 10 e 13 de fevereiro acontece o Carnaval, uma festa tradicional onde as pessoas aproveitam a festa e a diversão. Mas para aproveitar esse momento com cuidado e segurança, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, realizará ação de orientação aos foliões.

De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, entre as ações estão a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com disponibilização de preservativos nos Centros de Saúde da Família; oferta de testagem rápida para as IST; Educação em Saúde e Sala de Espera sobre prevenção de IST; orientações sobre PrEP e PEP.

Além disso, terá também ação de orientação, testagem e aconselhamento, em parceria com a Secretaria da Família e Proteção Social, na terça-feira (06) no Carnaval dos Idosos, das 13h30 às 18 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.

Também terá ação de Testagem e Aconselhamento, com o Vacimóvel, na sexta-feira (09), das 13h às 18 horas na praça Coronel Bertaso.

Danielli comenta ainda que além das ações, todos os Centros de Saúde da Família também realizam a testagem, a distribuição de preservativos e as orientações sobre as IST’s, nos horários de atendimento de cada unidade de saúde de referência do usuário. A Farmácia Central, localizada na Arena Condá, também realiza a distribuição de preservativos aos usuários. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 07h30 às 22h e nos sábados, domingos das 16h às 20 horas de no facultativo (segunda e terça feira) das 8 às 20h.

O Secretário falou ainda que no município de Chapecó conta com o Serviço de Atendimento Especializado – SAE que fica localizado na Rua Jorge Lacerda, 75, Centro, anexo a Policlínica Municipal. O serviço atende e acompanha pacientes em tratamento vivendo com HIV/AIDS, de Chapecó e mais 36 municípios. “As atividades de orientação são importantes para reforçar a prevenção e detecção precoce dessas doenças, promovendo um atendimento adequado a esses usuários”, enfatizou.

Foto e informações: PMC/Divulgação