Secretaria de Saúde de Chapecó encaminhou 6,3 mil cirurgias em 14 meses

A retomada efetivamente se deu a partir de março do ano passado.

 

Chapecó/SC, 03 de agosto de 2023 – Em apenas 14 meses a Secretaria de Saúde de Chapecó encaminhou 6,3 mil cirurgias para hospitais de Chapecó e região. São vários tipos de procedimentos, como gerais, oftalmológicas, ortopédicas, vasculares, ginecológicas, entre outras.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jader Danielli, são procedimentos que estavam há anos represados, muitos de antes da Pandemia, o que agravou a fila.

“A partir do início do ano passado, por determinação do prefeito João Rodrigues, nós iniciamos mutirões de cirurgias para aliviar o sofrimento de pessoas que há muito tempo aguardavam os procedimentos via SUS. Para isso, utilizamos não somente hospitais de Chapecó, mas de toda a região, para dar maior celeridade na redução da fila de pacientes”, disse Danielli.

Fotos: Ana Lucietto/PMC

Foram contabilizadas 4.411 cirurgias no ano passado e 1.928 cirurgias somente nos primeiros quatro meses de 2023. O processo continua e dezenas de pacientes estão sendo atendidos a cada semana. Um dos beneficiados foi o pedreiro Paulo Vargas, 49 anos, morador do bairro Universitário. Há seis anos ele aguardava a colecistectomia, que é a retirada da vesícula biliar.

Cheguei no hospital às 11h, internei às 13h40 e às 20h já estava liberado. Deu meio pote de pedras. Foi de assustar. Antes da cirurgia, sentia dores nas costas e para trabalhar precisava até fazer uma massagem antes de sair. Mas agora estou bem”, disse Vargas.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que as cirurgias não param.
A Saúde é prioridade na nossa gestão. Não adianta termos grandes obras se a população está sofrendo. Por isso investimos em novas unidades de saúde, profissionais e também compramos vagas em hospitais de Chapecó e de toda a região para atender nossa população”, disse Rodrigues.