RÁDIO CHAPECÓ 75 ANOS: Presidente da Cooperalfa relembra momentos importantes da emissora

São 75 anos de história celebrados em 2023. Até o mês de outubro, o jornalismo da Rádio Chapecó FM 100.1 fará uma série de entrevistas que contam a história da emissora e a importância da rádio pioneira do Oeste no desenvolvimento local e regional.

Seguindo com o roteiro de entrevistas especiais, na manhã desta sexta-feira (30), o Presidente da Cooperalfa, Romeo Bet participou da programação. A Assessora de Imprensa Sidivânia Peroza também participou.

Fotos: Mateus Frozza / Rádio Chapecó

Para Bet, a emissora teve papel fundamental no desenvolvimento da cidade. Relembrando fatos que marcaram época, o diretor do Grupo Chapecó de Comunicação, José F. Müller Bohner também participou do bate papo.

HÁ MAIS DE 45 ANOS, INFORMATIVO DA COOPERALFA É TRANSMITIDO PELA RÁDIO CHAPECÓ

Em 1977, aos 10 anos da Cooperalfa, nascia o informativo de rádio. Inicialmente o programa foi veiculado somente na Rádio Chapecó-AM. Hoje alcança 33 emissoras de segunda a sexta-feira. Todos os programas produzidos pela assessoria de imprensa da Alfa, com assuntos de interesse do associado, também contam com a parceria diária do comunicador Paulo Heck, com o dinamismo que o dia-a-dia exige.

No ano de 2023, o Informativo de Rádio Alfa completou 46 anos de existência. Para a assessora de imprensa, Sidivânia Peroza, nestas quatro décadas e meia, o programa andou a passos largos e nunca perdeu o foco dos seus propósitos de bem informar os seus ouvintes.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA

PIONEIRISMO

Pioneirismo é uma das virtudes da Rádio Chapecó. A emissora transmite os jogos da Chapecoense, acompanhando o clube desde sua fundação em 1973. Você pode acompanhar as emoções do futebol no FM 100.1 e no FM 107.1 da Massa FM – emissora que faz parte do Grupo Chapecó de Comunicação.

MUDANÇA DE ENDEREÇO 

Em 4 de novembro de 1969 houve a transferência dos estúdios da avenida Getúlio Vargas, 791, para rua Marechal Floriano Peixoto, 161. Em 2021 a emissora mudou seus estúdios para os altos do bairro Esplanada – onde se encontra até os dias atuais.

IMPORTÂNCIA DO JORNALISMO

O jornalismo também é marca registrada da emissora pioneira do Oeste de Santa Catarina. O jornalista Hugo Paulo Gandolfi foi o primeiro jornalista formado a atuar na emissora. Hugo destacou em sua participação a evolução dos equipamentos utilizados, na época e atualmente, bem como o compromisso da emissora em levar a informação correta para os ouvintes.

MARCADO NA HISTÓRIA

Foram muitos os momentos que a Rádio Chapecó transmitiu para seus ouvintes. Dentre as campanhas de maior destaque estão: as obras da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, no Porto Goio-Ên; a construção do Hospital Regional do Oeste; as ações comunitárias como a campanha do agasalho no inverno e os movimentos de preservação de parques, praças e jardins; e também a criação da Fundeste – Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Oeste Catarinense, atualmente chamada UnoChapecó.

Vários programas são marcas registradas da emissora, como por exemplo, o “Editoria da Notícia”. Outro programa veterano é o “Sertão em Festa”, no ar desde 1976.