Projeto prevê faixas exclusivas para motocicletas em SC

O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade na ALESC

Florianópolis/SC, 16 de agosto de 2023 – Durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), realizada na última terça (15), o colegiado aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 165/2023, de autoria do deputado Sérgio Guimarães (União).

O projeto prevê a implantação de faixas exclusivas para motos em rodovias estaduais de Santa Catarina. A proposta é modelo e facultado em pontos que registram maior fluxo desse tipo de veículo. Alguns exemplos são a SC-401, no trecho norte de Florianópolis, e SC-486, entre Itajaí e Brusque.

A matéria tem como objetivo reduzir o risco de acidentes, ferimentos e até mortes envolvendo motociclistas que utilizam os “corredores” em vias movimentadas sob gestão estadual. Para Guimarães, o que está em análise já é realidade em São Paulo e Brasília. “Precisamos de alternativas para agilizar o trânsito e dar mais segurança a quem trafega de motocicleta e a motofaixa cumpre esse papel,” destacou.

Foto: Solon Soares

De acordo com o parlamentar, os números já mostram a importância de desenvolver mecanismos alternativos. São cerca de 1 milhão de motocicletas circulando pelo estado. Os dados também mostram altos índices de acidentes e traumas relacionados com esse grupo. Após a aprovação do texto na CCJ, pelo menos mais duas Comissões Permanentes devem avaliar o projeto, para depois seguir para análise do Plenário.

Clique aqui e acompanhe a tramitação do PL./0165/2023.

Foto destaque: Bruno Collaço/Agência Alesc