Projeto Desbrave Chapecó realiza capacitações para incrementar o turismo

Objetivo é organizar a nova rota turística

 

Chapecó/SC, 30 de janeiro de 2024 – O projeto Desbrave Chapecó, iniciativa da Prefeitura Municipal, com o apoio da Epagri, Sebrae e Sindicato Rural, realizou na segunda-feira (29) capacitações para os empreendedores da área do turismo, no auditório da Prefeitura. No período da manhã estiveram presentes representantes dos oito empreendimentos que já fazem parte da rota, que foi lançada em 2022.

A Gerente de Turismo, Cleusiana Anhaia, destacou que o projeto Desbrave Chapecó colaborou com a sinalização dos locais, divulgação e orientação, tendo um impacto muito positivo nos empreendimentos da região Norte do município.

Estamos testemunhando uma transformação notável em alguns desses empreendimentos, todos operam por agendamentos. Isso reflete diretamente a crescente demanda por suas propostas únicas e autênticas. O Desbrave Chapecó vai além de ser apenas uma rota; é uma história de sucesso e crescimento na região, resultou em oportunidades concretas e prosperidade para nossos empreendedores locais“, disse Cleusiana.

Capacitação com os integrantes da rota já existente

Evandro da Silva, proprietário do Café Colonial Sabor do Campo, na linha Cabeceira da Divisa, disse que após a divulgação do projeto teve que ampliar o espaço de atendimento, que era de 60 pessoas, para 100 pessoas.

A procura aumentou em 80% com as placas e a divulgação. Às vezes serviços até 300 cafés por dia nos finais de semana. Já recebemos visitantes de todos os estados brasileiros, de alguns países do Mercosul e até da África”, disse Evandro.

A pavimentação do acesso a Faxinal dos Rosas pela Prefeitura também colaborou com o empreendimento, pois reduziu de cinco para dois quilômetros o trecho de estrada de chão.

Cristiano e Daniela Barp também participam da rota pelo empreendimento Da Casa Amarela, que produz geleias e panificados. Além de receber visitantes na propriedade eles fazem feira na Unochapecó, nas quartas-feiras, e na UFFS, nas quintas-feiras.

O projeto ajudou muito na divulgação. As pessoas buscam saber mais e por isso estamos oferecendo também café colonial nos finais de semana e para eventos de 20 a 30 pessoas”, disse Cristiano.

À tarde foi realizada uma reunião com os interessados em integrar uma nova rota, com a presença do secretário de Governo e Inovação em Serviços Públicos, Thiago Felipe Etges, e o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Élio Francisco Cella.

No final do ano passado a Prefeitura de Chapecó lançou um edital de chamamento público para interessados em participar do projeto “Desbrave Chapecó”, que vai até 30 de junho.

De acordo com Karla Hall, consultora de Turismo do Sebrae, a intenção é dividir esta fase do projeto em três etapas. Nesta segunda-feira foi chamado o primeiro grupo, de cerca de 15 interessados, que aderiram ao projeto. A capacitação é para organizar a nova rota turística, que abrange mais a região Sul do Município, na região dos distritos de Marechal Borman e Goio-Ên, e a parte urbana.

Silvano Vaccaro investiu mais de R$ 200 mil para transformar um galpão de sua propriedade, no Rodeio do Erval, em um espaço para eventos.

É um galpão rústico, para até 150 pessoas, que passaremos a locar a partir de março. Um dos atrativos é a área verde. Com o projeto queremos buscar assistência técnica. Até o final do ano também pretendo disponibilizar chalés para alugar. E outros projetos são museus do automóvel e de antiguidades, pois tenho mais de 300 relógios, sinos de vários países do mundo, vitrola e outras peças antigas”, afirmou Vaccaro.

Já Simone Marcon quer divulgar sua pousada Fora Bamboo, no bairro Esplanada. “Nós recebemos viajantes, turistas, mas o nosso foco são pessoas que querem a paz e a tranquilidade. Além da alimentação saudável propiciamos o contato com a natureza com um banho de floresta. A propriedade trabalha com a sustentabilidade e tem certificação orgânica”, disse Simone.

São iniciativas que terão apoio do Poder Público para que Chapecó tenha mais opções turísticas, com mais qualidade. O edital para interessados no projeto está no disponível no site da Prefeitura (https://www.chapeco.sc.gov.br/conteudo/46/compras/Compras/).

Fotos: Francisco Lund