Previsão do tempo para os próximos 5 dias

Instabilidades atmosféricas trazem condições para novos temporais a partir desta tarde

 

O tempo continua instável em SC nesta segunda-feira (04). Entre a Serra e o Litoral Sul, a chuva ocorre de forma frequente ao longo do dia, devido ao fluxo de umidade do oceano em direção à costa. Nas demais regiões, instabilidades atmosféricas trazem condições para novos temporais a partir da tarde, especialmente no Grande Oeste. Máximas entre 23 e 28°C no Grande Oeste e entre a Grande Florianópolis e o norte catarinense, e não devem passar dos 23°C no restante das áreas.

Ventos sopram de leste/sudeste com moderada a forte intensidade na Serra e litoral, com rajadas entre 50 e 60 km/h. Ondas de 2,0 a 2,5 m e picos de até 3,0 m entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a estas condições.

Na terça-feira (05), a circulação marítima continua favorecendo as chuvas de fraca intensidade na metade leste do estado, especialmente na faixa litorânea. Já no Grande Oeste, uma área de baixa pressão atmosférica aliada ao fluxo de calor e umidade do norte do país volta a favorecer condições para temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. À tarde as temperaturas permanecem semelhantes ao dia anterior, com máximas entre 25 e 28°C no Oeste e entre 18 e 23°C no restante do estado. Mar ainda agitado com ondas de leste/sudeste entre 2,0 e 2,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Na quarta-feira (06), com a aproximação de uma frente fria, o calor se intensifica no estado e há condições para novos temporais em todas as regiões. As instabilidades devem iniciar ainda pela manhã no Grande Oeste, mas ganham força à tarde e se espalham para o restante do estado. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências meteorológicas. Temperaturas sobem rapidamente e ultrapassam os 25°C na maior parte do estado. As máximas devem ficar na casa dos 30°C no Litoral Sul e Litoral Norte. Ventos do quadrante norte sopram com moderada intensidade e com rajadas entre 50 e 60 km/h pelo estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quinta e a sexta-feira (07 e 08), o avanço da frente fria reforça as instabilidades no estado. Há condições para novos temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo no estado. Antes das chuvas, as temperaturas se elevam e o calor predomina na quinta, com máximas entre 30 e 33°C no litoral

Com informações da Defesa Civil/SC