PREOCUPANTE: NAPA e Guarda Municipal identificam aumento do abandono de animais em Chapecó

De acordo com Liandra Dall Orsoletta, coordenadora do NAPA, o abandono está acontecendo em espaços públicos, praças, vias públicas, interior e, também agora, em residências em que os tutores abandonam os animais depois da mudança

O abandono de animais e maus tratos são crimes, previstos em lei e podem acarretar em multa e reclusão de 02 a 05 anos. Em Chapecó, o NAPA – Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais e a Guarda Municipal identificaram um aumento das denúncias e demanda de atendimento para o abandono de animais.

De acordo com Liandra Dall Orsoletta, coordenadora do NAPA, o abandono está acontecendo em espaços públicos, praças, vias públicas, interior e, também agora, em residências em que os tutores abandonam os animais depois da mudança. “Estamos intensificando o trabalho para identificar os responsáveis e pedimos o apoio da comunidade com as denúncias”, comentou.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Chapecó, Roger Lima, as equipes irão utilizar as ferramentas disponíveis, como as câmeras de videomonitoramento, para identificar os responsáveis e buscar coibir esse tipo de atitude.

“Pedimos o auxílio da população para que, ao visualizar alguém realizando o abandono de um animal, seja com um veículo, seja a pé, que faça contato imediatamente com a Guarda Municipal através do 153. Pedimos para que passem o maior número de informações, características que auxiliem na identificação, (1:18) dados do veículo, características do veículo, placa, para que nós possamos localizar posteriormente essa pessoa que cometeu esse crime e também possamos responsabilizar ela nas medidas que a legislação prevê”, afirmou.

 

Foto: Prefeitura de Chapecó