Prefeitura inaugura praça do bairro Desbravador

Neste domingo (16), a Administração Municipal inaugurou a Praça Eldir Tauffer, no bairro Desbravador em Chapecó. No local foi construído alambrado do campo de futebol, reformado parque infantil, reformada quadra de areia, muros, mesas e bancos receberam pintura e foi reformada toda a parte elétrica.

Fotos: Leandro Schmidt/PMC

Miriam Moreira foi uma das moradoras que participou do ato de inauguração. E já aproveitou para jogar vôlei de areia com a filha Gabrielly, de nove anos.

“Antes a gente tinha que procurar um espaço de lazer longe, em outro bairro, agora temos este espaço, que ficou muito bonito, a uma quadra de casa”, disse. Teve também quem aproveitou para estrear o campo de futebol.

De acordo com os secretários de Serviços Urbanos, Luiz Paulo Carraro, e de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, as equipes da Prefeitura realizaram a instalação de 140 metros de paver na praça, fizeram a reposição de areia na quadra, plantaram 23 novas árvores nativas, fizeram a revisão da parte elétrica, fizeram a reposição de lixeiras, realizaram a pintura de muros, mesas, pisos e bancos, realizaram o cercamento do playground e fizeram a implantação do estacionamento na parte interna da praça. Além disso, foi realizado a construção de alambrado do campo de futebol e reforma do playground, pela empresa Doratta Incorporações. O investimento foi de R$ 254.764, 14.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que o homenageado, Eldir Tauffer, foi um grande empreendedor do agronegócio, atuou no ramo madeireiro e também foi uma liderança comunitária.

“Ele ajudou a desenvolver essa que é uma das regiões mais lindas de Chapecó, que dá para ver o Centro e também avistar cidades vizinhas. Essa praça não é da Prefeitura. Ela é de vocês. Então pedimos que vocês adotem e cuidem deste espaço”, disse o prefeito, lembrando que no bairro também está sendo construída uma nova escola, que também terá educação infantil.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Andre Kovaleski, representando o legislativo e demais vereadores presentes, também ressaltou a contribuição de Tauffer para o desenvolvimento de Chapecó.

A viúva do homenageado, Irma Tauffer, disse que seu marido era muito humano e citou que outras famílias desbravadoras do bairro também estão representadas pela referência ao nome da praça.

Vilson Tauffer, irmão do homenageado, falou em nome dos demais familiares presentes. Somos muito gratos por este reconhecimento. É um ato significativo”, destacou. O presidente da Associação de Moradores, Izaías Almeida, falou em nome dos moradores.

“Agrademos à Administração Municipal e também a cada morador, que deu um tijolo, que ajudou com uma vassoura, que ajudou a pintar. Graças à essa união a comunidade tem seu espaço de lazer”, disse.

Também estiveram presentes outras lideranças, entre elas o presidente da Fundação de Esporte de Chapecó, Agnaldo Veriato Pereira, e a primeira dama de Chapecó, Fabiana Matte Rodrigues. A equipe da Rua de Lazer instalou brinquedos infláveis para a diversão da criançada.

Reconhecimento

A praça recebeu o nome do Eldir Tauffer.  Ele nasceu em Vila Oeste, município de Guaporé, no Rio Grande do Sul. Chegou a Chapecó na década de 50, junto com a família, atraídos pelas extensas e promissoras áreas de terra da Linha Caravagio. A família Tauffer cresceu e trabalharam nas atividades de suinocultura, aves e agricultura. Com o passar dos anos, desenvolveram atividades de transporte e madeira e foram tornando-se referência.

Ele também atuou a frente de sindicatos, participou de seminários, recebeu homenagem do município como produtor rural destaque na arrecadação de impostos. Além disso, por muitos anos, esteve a frente da organização dos acampamentos farroupilha, pois tinha muito amor e respeito as tradições gaúchas.

Eldir Tauffer, casou com Irma Sotana, tiveram um filho, Edipo Henrique Tauffer e tem dois netos, Natalia e Henrique. Junto a família, comunidade e amigos, Eldir sempre foi muito presente, era visto como um homem sábio, de bom coração, que estava sempre disposto a ouvir, aconselhar e falar de negócios. Sua dedicação a comunidade e sua devoção a Nossa Senhora do Caravagio foram sempre tão grande, que Eldir Tauffer partiu em 26 de maio 2017, data que consagra a Santa. Ele deixou um lindo legado que hoje fica eternizado na praça desse empreendimento que se tornou o bairro Desbravador.