Prefeitura de Concórdia encaminha licitação de nova barragem

Ação contempla nova etapa do plano de contenção de alagamentos

 

A Prefeitura de Concórdia, por meio da Secretaria de Planejamento, está encaminhando a licitação para a construção da nova barragem, obra que faz parte do plano de contenção de alagamentos.

A previsão de investimento é de mais de R$ 7 milhões. O objetivo é ampliar e modernizar o mecanismo de contenção das águas na bacia do Rio dos Queimados auxiliando na contenção dos alagamentos que ocorrem na área central da cidade, quando uma grande precipitação de chuva cai em curto intervalo de tempo.

O projeto prevê uma nova barragem em estrutura de gabião com revestimento em concreto, com 14 metros de altura e capacidade de armazenamento de 124 mil metros cúbicos de água. O sistema de operação será automatizado.

A barragem trará mais segurança à população e minimizará os prejuízos causados pelas enchentes. A obra é recomendada também pela EPAGRI, que desde 2017 tem uma parceria com a Administração Municipal, monitorando a bacia do Rio dos Queimados e na elaboração de estudos que indicaram uma nova barragem.

Atualmente, o município já tem uma barragem, localizada no bairro Parque de Exposições, acima da área central da cidade. A nova contenção será construída na parte superior da barragem já existente.

A Administração Municipal realizou melhorias na barragem atual, mas estudos demonstram que devido a urbanização e também às mudanças climáticas, apenas um barramento não é suficiente para amortecer o impacto de inundações.