Prefeitura de Chapecó investe em desburocratização e disponibiliza consulta prévia on line

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, explicou que o sistema facilita a vida de corretores, engenheiros, arquitetos e proprietários de lotes

A partir desta semana a Administração Municipal de Chapecó está disponibilizando a Consulta Prévia On Line, no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br), na aba Cidadão>Consulta GEO. De acordo como o prefeito João Rodrigues, este é mais um investimento da atual gestão em desburocratização, para facilitar a vida do cidadão.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, explicou que o sistema facilita a vida de corretores, engenheiros, arquitetos e proprietários de lotes.

“Agora não precisa mais pedir no protocolo da Prefeitura e esperar dois ou três dia pela análise de um profissional. Basta ir no site e consultar on line dados como potencial construtivo, zoneamento, taxa de construção, viabilidade e permissibilidade.  Exceto em alguns casos especiais o proprietário do lote vai saber na hora o que pode construir ou não em seu terreno”, disse o secretário.

Também vai aparecer no site um mapa e a área do lote. Tudo isso foi mapeado graças ao processo de georreferenciamento, um investimento de R$ 7,3 milhões da Prefeitura, para modernizar a administração. Até um levantamento aerofotogramétrico foi realizado, com sobrevoos a 870 metros, escaneando todo o território do município, com precisão de 8cm.

Este banco de dados começa a ser disponibilizado para a população a partir da consulta “on line”. Durante 30 dias o sistema ainda está em fase de testes e ajustes, sendo que sugestões podem ser encaminhadas para a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes.