Prefeitura de Chapecó entrega 86 óculos para estudantes da rede municipal de ensino

A secretária de Educação, Astrit Tozzo, disse que foi realizado um levantamento dos alunos com dificuldade de visão. Na semana passada, foram beneficiados nove alunos e uma professora que tinham baixa visão ou cegueira

 

Os óculos rosa que Júlia Vitória Bruchez Piccini, oito anos, ganhou nesta terça-feira (15) da Prefeitura de Chapecó, combinaram com a cor da jaqueta e uma touca que ela estava usando, devido ao frio de 8 graus.

“É a minha cor favorita. Fui eu que escolhi. Antes eu tinha que sentar perto do quadro e enxergava tudo embaçado. Agora vai melhorar”, disse a estudante da segunda série do Ensino Fundamental da Escola Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori.

Ela, que pretende ser professora de ballet, foi uma dentre os 86 alunos da Rede Municipal de Ensino que foram beneficiados pelo programa De Olho no Futuro.

Outra beneficiada foi Maria Eduarda Escobar, de 11 anos, que estuda no sexto ano da EBM Florestan Fernandes. Ela começou a ter problemas de visão no ano passado, com dores de cabeça, e teve que mudar de lugar na sala de aula. A mãe, Francieli Machado Escobar, disse que a família não tinha condições de comprar o aparelho. Agora a filha tem um óculos bem bonito que vai ajudar nos estudos e a realizar seu sonho, que é ser médica veterinária.

O prefeito João Rodrigues destacou que esta á uma iniciativa da atual gestão municipal, que envolve as secretarias de Educação, Saúde e da Família e Proteção Social.

“O poder público está fazendo o que precisa ser feito, que é dar mais qualidade de vida para sua população. Nós já atendemos mais de 500 idosos e agora estamos entregando para os alunos da rede pública municipal. Nós vamos entregar para mais 113 estudantes na próxima etapa e também vamos estender o programa para a rede estadual”, disse o prefeito.

A secretária de Educação, Astrit Tozzo, disse que foi realizado um levantamento dos alunos com dificuldade de visão. Na semana passada, foram beneficiados nove alunos e uma professora que tinham baixa visão ou cegueira. Agora foi a primeira entrega de óculos, em ato realizado no auditório da Prefeitura.

“Estou muito feliz pois este é um grande passo. É um programa que atende um problema sério, melhorando a aprendizagem e proporcionando mais qualidade de vida para as pessoas”, disse Astrit.

O vereador Dalvino Ferrari falou em nome do Poder Legislativo e destacou que, graças às ações da Administração Municipal, Chapecó é uma das melhores cidades para se viver.

Também estiveram presentes no ato a primeira dama Fabiana Matte Rodrigues, o secretário de Saúde, Jader Danielli, a secretária da Família e Proteção Social, Elisiani Sanches, a diretora da pasta, Sonia Lohmann, além do vereador Ivaldo Pizzinatto, estudantes e familiares.

Os estudantes beneficiados precisam atender alguns critérios, como idades entre 6 ou 16 anos e estar matriculado na rede municipal ou estadual. Os idosos devem ter mais de 65 anos. Também tem o critério de renda, que é estar inscrito no Cadastro Único.