Prefeitura assina contrato emergencial para o Estacionamento Rotativo de Concórdia

Novo modelo, sem monitores presenciais, será testado no município nos próximos dias

 

A Administração Municipal de Concórdia assinou nesta quarta-feira, 10, o contrato emergencial do Estacionamento Rotativo. O serviço será prestado, nesta etapa, pela empresa Lapaza Empreendimentos, de Ibiporã-PR. A empresa possui expertise na área, operando sistemas idênticos em Balneário Camboriú, São Bento do Sul, Itajaí e Passo Fundo.

A diretora de compras, Camila Vieira, explica que agora a empresa está autorizada a se instalar em Concórdia, fazer a colocação dos parquímetros e encaminhar a contratação das pessoas que atuarão nas campanhas educativas, com instruções aos usuários durante 60 dias a partir do início do serviço.

O secretário de Gestão Urbana, Wagner Bee, ressalta que os valores do Estacionamento Rotativo serão mantidos, sendo R$ 0,85 para meia hora e R$ 1,70 para uma hora. O pagamento poderá ser feito com moeda, dinheiro, cartão e PIX, nas máquinas e nos pontos de venda que a empresa irá credenciar. Outro meio será por aplicativo do sistema. Este cobrará apenas o tempo real de uso da vaga, como por exemplo, 10 ou 15 minutos.

O prefeito Rogério Pacheco observa que a prefeitura optou por um sistema digital, moderno, também pela dificuldade que prestadores de serviços anteriores encontraram na contratação de monitores. O contrato emergencial tem validade até 24 de janeiro do ano que vem, e vai servir para nortear a próxima licitação do sistema que o município encaminhará.

A fiscalização com este novo sistema será totalmente digital, com monitoramento por câmeras, através dos veículos da Diretoria de Trânsito do município, explica o diretor Rudimar Vitto. Após o período de instrução educativa, que será de 60 dias, os veículos que estiverem irregulares nas ruas da Área Azul serão multados, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.