PREFEITO NA ACIC: João Rodrigues relata obras e recebe sugestões dos empresários

A ACIC reivindicou a construção de um novo pavilhão para o Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Parque da Efapi) com o objetivo de abrigar empresas expositoras de feiras econômicas, especialmente a Mercoagro

 

Apresentação de reivindicações e sugestões sobre obras e investimentos foi a tônica da reunião que o prefeito João Rodrigues manteve, nesta semana, com a diretoria executiva da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

O encontro foi coordenado pelo presidente Helon Antonio Rebelatto e teve a participação do secretário de governo e inovação em serviços públicos Thiago Felipe Etges e da presidente do Conselho Deliberativo Luciana Balbinott Paludo.

A ACIC reivindicou a construção de um novo pavilhão para o Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Parque da Efapi) com o objetivo de abrigar empresas expositoras de feiras econômicas, especialmente a Mercoagro.

O prefeito informou que o projeto de engenharia está em elaboração e que pretende licitar e construir o pavilhão com brevidade. Observou que a Administração Municipal já investiu R$ 50 milhões na revitalização total do parque e na construção do mega pavilhão inaugurado em agosto do ano passado.

A Associação propôs tornar a Efapi – a Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó – uma geradora de feiras especializadas/setorizadas, como já ocorreu com a Mercomóveis, a Mercoagro, a Mercoláctea, a Fetranslog e outras. A sugestão foi plenamente acatada pelo administrador, que defende o surgimento de várias feiras a fim de completar uma programação que contemple eventos em todos os meses do ano, como nas áreas de gastronomia, tecnologia etc.

Em razão da intensa presença de freqüentadores, a ACIC propôs a ampliação do principal espaço público do centro de Chapecó, o Ecoparque. O prefeito informou que está negociando com o comando da Polícia Militar a permuta da área contígua – que pertence à corporação – para aumentar o tamanho e a estrutura do Ecoparque.

Outro tema em pauta foi a questão do abastecimento de água para a cidade de Chapecó, cujos bairros sofrem, com frequência, da interrupção no fornecimento. Além disso, grandes empreendimentos estão sendo atrasados pela dificuldade da Casan atender a crescente demanda por serviços de água e esgoto.  Segundo o prefeito, a Prefeitura ampliou a fiscalização, exigindo melhores serviços e a realização dos investimentos por parte da Casan.

A criação da Semana Municipal do Empreendedorismo foi outra proposição da ACIC com o objetivo de estimular os alunos da rede pública escolar a se interessarem por atividades laborais e empresariais. A sugestão está em harmonia com as diretrizes da rede municipal de ensino que, atualmente, abriga 25 mil estudantes.

Nessa linha da valorização do mundo do trabalho e dos negócios, João Rodrigues informou que serão inaugurados, ainda neste ano, três pólos nos bairros Santo Antônio, Tiago e Esplanada para funcionar no contraturno das aulas, oferecendo ensino tecnológico, esporte e lazer.

O prefeito destacou os investimentos no setor rural para manter em bom estado de trafegabilidade os 800 quilômetros de rodovias vicinais, muitas quais asfaltadas.

Ao final, o presidente Helon Rebelatto agradeceu ao prefeito a participação na reunião da Diretoria Executiva da ACIC e a disposição em receber e acatar as sugestões e reivindicações dos empresários.