Polícia Civil prende duas pessoas por sequência de furtos à residência e de veículos na região Oeste

Acompanhe o que disse o Delegado responsável

A Polícia Civil deu cumprimento na tarde de hoje, dia 26, a mandados de prisão preventiva contra dois homens investigados pela prática de vários crimes patrimoniais.

Os mandados de prisão são decorrentes de diversas investigações relacionadas à prática de furtos de automóveis na região de Caibi/SC, bem como de uma investigação referente a furto à residência no mesmo local.

O trabalho policial conseguiu demonstrar que os autores estavam mancomunados para a prática de crimes patrimoniais, principalmente a subtração de automóveis pertencentes à Prefeitura Municipal de Caibi/SC. Quatro dos seis carros efetivamente furtados (consumados) pelos investigados pertenciam ao ente público municipal e apenas um deles retornou intacto.

Conforme apurado, na noite de 16 de agosto de 2023 os investigados subtraíram um GM Spin utilizado pela Secretaria de Saúde do Município de Caibi/SC. Entretanto, horas após, ainda durante a madrugada, abandonaram o veículo no pátio da mesma repartição pública.

Posteriormente, na madrugada de 23 de agosto de 2023, os mesmos autores novamente invadiram o pátio da Secretaria de Saúde e tentaram subtrair sem êxito um Fiat/Pálio. Na sequência, conseguiram furtar um Ford Ká Sedan e fugir na direção de Palmitos/SC, momento em que capotaram o carro causando sua quase completa destruição.

Na noite de 30 de outubro de 2023 um dos autores ainda subtraiu um Hyundai HB20 particular em Caibi/SC, deslocou até Palmitos/SC, abandonou o carro por falta de combustível e furtou outro veículo, um FIAT Strada pertencente à uma cooperativa, com o qual fugiu na direção de Chapecó, onde novamente bateu o carro colidindo em outro veículo, ocasião na qual foi flagrado pela polícia por ter ficado preso no automóvel capotado.

Não satisfeitos, os autores voltaram a furtar veículos da Prefeitura Municipal de Caibi/SC na recente virada do ano.

Na noite de 31 de dezembro de 2023, tentaram arrombar um Fiat Doblô sem sucesso e, após, subtraíram do pátio do Departamento de Estradas e Rodagens local um Ford Fiesta, veículo este que foi levado para a região de Iraí no Estado do Rio Grande do Sul e, até o momento, não foi recuperado.

Já na tarde de 1º de janeiro de 2024, os autores furtaram um Fiat Uno da Prefeitura Municipal de Caibi/SC, removeram seus adesivos de identificação de veículo funcional e levaram o carro até o litoral catarinense onde, já em Biguaçu/SC, fugiram de um posto de combustíveis sem pagar pelo abastecimento e acabaram presos em flagrante na rodovia momentos após com o veículo furtado.

Paralelamente a todos esses crimes, um dos homens ainda invadiu uma residência em Caibi/SC em 9 de outubro de 2023, subtraiu dinheiro e vários objetos do local e permaneceu habitando clandestinamente o imóvel por quase vinte dias, quando sua presença foi percebida por vizinhos e flagrada pelo filho da moradora, uma senhora idosa que estava viajando para visitar familiares. Na ocasião, o autor conseguiu fugir antes do acionamento da polícia.

Ambos os investigados presos responderão pela prática de diversos crimes de furto qualificado, sendo sete consumados e dois tentados.

A Polícia Civil ainda trabalha com a hipótese de um novo furto (o décimo crime) de veículo ter sido praticado por um dos investigados em 17 de janeiro de 2024, caso ainda sob investigação.

O trabalho foi realizado pela Delegacia de Polícia do Município de Caibi/SC com o apoio da Delegacia de Polícia da Comarca de Palmitos/SC.

Por fim, a Polícia Civil solicita auxílio da população para encontrar e recuperar o Ford Fiesta Sedan, placas ANH-8417, automóvel que é usado em prol da população do Município de Caibi/SC.

Foto e informações: Polícia Civil 

Acompanhe o que disse o Delegado responsável, Rodrigo Moura: ASSISTA