Polícia Civil investiga “Guerra de Gangues” em Palmitos, no Oeste Catarinense

Um homem foi preso por homicídio e seis tentativas de homicídio
A Polícia Civil realizou, na manhã de quinta-feira (25), operação policial no Município de Palmitos (SC), com o objetivo de dar cumprimento a um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. A ação policial ocorreu na região conhecida como “Morro da Antena”.
De acordo com a autoridade policial, a investigação realizada possibilitou o indiciamento de um homem de 20 anos de idade, natural de Palmitos, pela prática de três homicídios tentados ocorridos na madrugada de 16 de abril 2023, em uma praça pública, no centro do município. Conforme apurado, na ocasião, o autor percebeu a presença de desafetos confraternizando no local, razão pela qual buscou uma arma de fogo, retornou, aproximou-se da praça e passou a efetuar diversos disparos em direção às pessoas que estavam ali. Nenhum disparo atingiu as vítimas, que conseguiram fugir ilesas.
Dois dias antes, na noite de 14 de abril de 2023, o autor teria sido vítima de tentativa de homicídio no centro da cidade.
O mesmo homem está sendo investigado pela tentativa de homicídio de três outras pessoas no dia 16 de maio de 2023, ocasião na qual teria passado em uma moto e realizado disparos em direção ao grupo.

Durante a execução da busca na residência do investigado, foi encontrado um revólver calibre .38 SPL com munições no tambor, algumas munições intactas e outras percutidas, mas não deflagradas.
Cabe frisar que o cidadão já havia sido preso em flagrante em 2023 portando um outro revólver em via pública.
O jovem preso hoje, segundo a Polícia Civil, seria um dos autores do homicídio de Leonardo Carlin, na época com 19 anos de idade, ocorrido em 25 de janeiro de 2021. Na ocasião, o suspeito era adolescente e estava a uma semana de completar 18 anos. A vítima foi executada, sem chance de defesa, na casa de um amigo, com vários tiros à queima roupa, quando atendeu um chamado à porta.
As informações obtidas dão conta de que todos os crimes estão relacionados a uma guerra entre grupos rivais que atuam na região, em especial, na traficância de drogas ilícitas.
O preso foi autuado em flagrante e será encaminhado para custódia no sistema prisional da região.
Todas as informações foram divulgadas pela Polícia Civil.