Pista do Autódromo Internacional de Chapecó será concluída até o final de 2024

A Rádio Chapecó FM 100.1 acompanhou a solenidade e transmitiu sua programação ao vivo do local

 

A primeira pista asfaltada de Santa Catarina, do Autódromo Internacional de Chapecó, deverá estar concluída ainda em 2024. A previsão foi do prefeito João Rodrigues, em solenidade realizada pela Prefeitura e o Automóvel Clube de Chapecó, no estande da associação automobilística, no pavilhão 4. A Rádio Chapecó FM 100.1 acompanhou a solenidade e transmitiu sua programação ao vivo do local.

“Já no final do ano que vem queremos receber as primeiras provas na nova pista. A realização deste projeto aconteceu de forma muito rápida, entre o Automóvel Clube e a Prefeitura. E vamos buscar a parceria do estado. O Autódromo será uma nova matriz econômica para Chapecó, com movimentação de hotéis, postos de combustível, mecânica e turismo. Nós investimos no Centro de Eventos, Arena Condá, Pavilhões da Efapi e já fizemos o acesso asfáltico para o acesso ao novo autódromo. Queremos ter eventos em Chapecó de janeiro a dezembro”, disse João Rodrigues.

Para a realização da obra, o Automóvel Clube cedeu a área de terra para a Prefeitura pode fazer os investimentos da pista, avaliados em 20 milhões. Antes disso a entidade se comprometeu a fazer a terraplanagem e drenagem.

“O prefeito abraçou a nossa causa e seu entusiasmo acabou nos contaminando. Este é um ato muito importante pois já estamos lançando a segunda etapa do projeto”, disse o presidente do Automóvel Clube, Valdir Moratelli, também conhecido como Ganso.

A terraplanagem da pista, que terá 4km, está em 25%. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, o projeto da pista está em fase final e as obras desta fase iniciam no primeiro semestre de 2024.

O presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina, Admir Niki Chiesa, esteve presente no evento deste sábado.

“Temos que agradecer o que a Administração Municipal está fazendo pelo automobilismo do Brasil e pelos pilotos. Com alguém nascido no Oeste é um orgulho ver essa pista que está sendo construída em Chapecó”, afirmou.

PILOTO DA STOCK CAR PRESTIGIA O LANÇAMENTO NA EFAPI

O lançamento contou várias lideranças de Chapecó, incluindo o presidente de honra da Efapi, Romeo Bet, a diretoria do Automóvel Clube, secretários municipais e, um convidado especial, o piloto da Stock Car, Cesar Ramos, da equipe Ipiranga.

Ele já disputou competições na Europa, chegou a fazer testes na Fórmula 1 para a Ferrari e agora está entre os dez melhores pilotos da Stock Car, onde tem meta de ser campeão, senão neste ano, no próximo. Ele gostou muito do projeto da pista.

“Esta será uma das principais pistas do Brasil, podendo sediar competições internacionais. O local também é lindo. Se eu puder correr aqui com o meu avô assistindo será incrível”, disse Cesinha.

Aliás, ele está em Chapecó para visitar o avô, Altair Ramos, que mora na cidade. Neste sábado ele pretende conferir um loco a construção da pista.

Foto: Leandro Schmidt / Prefeitura de Chapecó 

DADOS SOBRE O AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CHAPECÓ

– Será o primeiro autódromo asfaltado de Santa Catarina.

– Poderá sediar competições das principais categorias automobilísticas da América do Sul.

– Irá gera grande impacto no turismo estadual, com especial movimentação na economia da região Oeste, em função da quantidade de pessoas e empresas envolvidas nos eventos a serem realizados. – O autódromo será homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

– Extensão de 4.057 metros para a pista, em sentido horário, de velocidade rápida, com detalhes técnicos e vários pontos de ultrapassagem e sete alternativas de pista, mediante cinco shortcuts (atalhos) no traçado.

– Largura da pista de 12 a 15 metros e áreas de escape de até 80 metros, contemplando a topografia do terreno, ou seja, subidas e descidas com diferença máxima do nível de altura da pista de 23 metros.

– Características do traçado principal: três retas, a maior delas na largada, com 871 metros, a reta oposta com 551 e a segunda reta oposta com 424 metros; e 13 curvas, oito delas para a direita e cinco para a esquerda, com destaque para a de número 8, que será de alta velocidade e terá 517 metros, com raio aberto e constante.

– 37 boxes instalados fora da área do traçado e torre de controle de corrida, com área total de 9.705 metros quadrados.

– Área total do complexo: 708 mil metros quadrados, 80% de área livre e 20% gravada como reserva legal.

– Localização: estrada geral para Linha Cachoeira, a três quilômetros da rodovia Chapecó/Goio-Ên (SC-480), a 18,5 quilômetros do aeroporto e a 20 quilômetros do centro da cidade de Chapecó.