Pesquisas mostram previsão positiva para vendas nesta Black Friday

Chapecó tem a terceira intenção de compras no Estado para a Black Friday, com gasto médio previsto de R$ 1.371,43

 

Dia de descontos implantado nos Estados Unidos em 1981 e que ocorreu pela primeira vez no Brasil em 28 de novembro de 2010, a Black Friday é realizada anualmente na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Assim, essa campanha promocional é realizada no dia seguinte, ou seja, na quarta ou última sexta-feira de novembro, no caso este ano no dia 24. Levantamento entre órgãos e empresas de pesquisas, feito pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), indica que a intenção de compras pelos consumidores e a previsão de vendas pelas empresas nesta Black Friday é maior do que no ano passado.

Uma das pesquisas, feita pela Federação do Comércio nas sete principais cidades de Santa Catarina, entre elas Chapecó, juntamente com Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí, mostra o valor médio previsto de R$ 1.288,81. Chapecó tem a terceira intenção de compras no Estado para a Black Friday, com gasto médio previsto de R$ 1.371,43, atrás de Joinville, com R$ 1.507,36, e de Itajaí, com R$ 1.423,17.

Outra pesquisa sobre a Black Friday, de âmbito nacional, realizada pela MField, empresa especializada em conteúdo, influência e dados, indica crescimento de 32,2% entre aqueles que pretendem comprar. A principal forma de pagamento deve ser o cartão de crédito (76,9%), seguida pelo Pix (49,1%).

Outra tendência levantada pelo Sicom se refere aos produtos que os consumidores tendem a adquirir. Estudo feito pela MindMiners, empresa de tecnologia e pesquisa, em conjunto com a Spark, que atua com análise de dados, fixa cinco categorias de produtos que os consumidores devem adquirir na Black Friday. A primeira é a de equipamentos eletrônicos (58%), seguida por vestuário e acessórios (56%), eletrodomésticos (43%), beleza e cuidados pessoais (40%) e livros (31%).

EXPECTATIVA DOS VAREJISTAS

Quanto aos varejistas, pesquisa aplicada pela plataforma Reclame Aqui especifica que 55% deles acreditam que esta Black Friday será melhor em vendas do que no ano passado. O levantamento revela que os consumidores indicaram como principal fator decisivo para fechar uma compra o preço atraente (35%).

Conforme o Sicom, dois outros fatores ganharam peso nessa pesquisa neste ano, que são empresas confiáveis (13%) e avaliações de outros consumidores (12%). Além disso, 69% dos consumidores aguardam promoções de marcas específicas, o que identifica sinal de fidelidade à marca de opção individual.