Paratleta chapecoense é convocada para o 1º Camping Escolar Paralímpico 2024

Maria Eduarda Tres tem 14 anos

A Paratleta do Tênis em Cadeira de Rodas, do Centro de Referência de Chapecó, Maria Eduarda Tres, de 14 anos, recebeu o convite para se juntar ao Projeto Camping Escola Paralímpico.

O Projeto é voltado aos atletas paralímpicos destacados nas Paralímpiadas Escolares de 2023 (evento onde Maria sagrou-se campeã no individual e vice nas duplas, durante a fase nacional) para que tenham contato com o esporte de alto rendimento.

O Camping é uma das iniciativas que envolvem a base do paradesporto nacional. No Parapan de Jovens de Bogotá 2023, por exemplo, 10% dos atletas que representaram o Brasil passaram pelo projeto.

A primeira etapa do Camping ocorrerá de 28 de janeiro a 04 de fevereiro e a segunda acontecerá no período de 06 a 12 de julho de 2024. Durante o período na capital paulista, os atletas serão submetidos a treinos, testes e avaliações, bem como assistirão a palestras.

Maria é aluna da EEB Coronel Lara Ribas e foi descoberta pelos professores do Centro de Referência enquanto participava do Festival Paralímpico, evento realizado em parceria entre a Fundação de Esporte de Chapecó – FEC e o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. Para os professores do Centro de Referência de Chapecó, Simone Batista e Carlos Diavão, se trata de uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da atleta.

Desde o segundo semestre de 2023 Chapecó firmou parceria com o CPB e hoje é um dos Centros de Referência do esporte paralímpico nacional. O Centro de Referência atende hoje mais de 70 Paratletas (desde iniciação até o alto rendimento) nas modalidades de Natação, Atletismo, Tênis em CR, Bocha, Futsal, Basquete, Handebol em CR, Tênis de Mesa.

Fotos: Prefeitura de Chapecó