PAA movimentou 141 toneladas de alimentos em Chapecó no ano passado

Os produtos cadastrados são doados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social

 

Chapecó/SC, 12 de fevereiro de 2024 – O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA é um programa da área de segurança alimentar e nutricional que visa melhorar a renda e fortalecer a agricultura familiar, além de promover o acesso à alimentação as famílias atendidas pela rede de Assistência Social.

Em 2023, em Chapecó, 61% dos alimentos distribuídos pelo Banco de Alimentos foram provenientes de aquisição do PAA. Ao todo, foram atendidos 28 serviços governamentais e 08 entidades, com produtos oriundos de 208 agricultores cadastrados no programa. De acordo com a Secretária da Família e Proteção Social, Isabel Cristina Trierveiler Machado, foram distribuídas 141 toneladas de alimentos, uma média de 12 toneladas mensais, para abastecer os programas, serviços e famílias. “O valor total adquirido, no ano de 2023, foi de R$ 1.472.317,03. Um recurso importante para os produtores rurais, para o município e para todos os beneficiados”, comentou.

Os produtos cadastrados, incluindo frutas, verduras, carnes, lácteos, sucos, peixes, doces, panificados, dentre outros, adquiridos através do programa, são doados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, os alimentos abastecem unidades sociais, incluindo programas, grupos e serviços como o Restaurante Popular, Banco de Alimentos, Cozinha Comunitária e a rede socioassistencial privada (entidades), com inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de Chapecó.

Foto: PMC/Divulgação