PA da Efapi passa a funcionar no Ambulatório Verdão, com novos serviços

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (17), a nova estrutura do Pronto Atendimento da Efapi, que saiu da rua Cunha Porã e passou a atender em novo endereço, na Avenida São Pedro, onde durante a pandemia funcionou o Ambulatório de Tratamento Imediato Verdão.

“É um pouco mais longe mas aqui é melhor, o espaço é bem maior”, disse a auxiliar de produção, Beatriz Vaz, que foi buscar atendimento para dores nas costas. Para se ter uma ideia, o antigo PA tinha 550 metros quadrados e, o novo espaço, 1,2 mil metros quadrados.

Fotos: Leandro Schmidt/PMC

De acordo com o secretário de Saúde, Jader Danielli, também foram ampliados os serviços. A nova estrutura conta com seis consultórios médicos (ampliando de 5 para 6), com previsão de sete, 12 leitos de observação (ampliando de 10 para 12), dois leitos de emergência adulto (ampliando de 1 para 2) e criando a sala de emergência infantil, que antes não havia; contará com sala de Raio-X, 1 farmácia com consultório de atenção farmacêutica e 1 consultório odontológico para atendimento de situações de urgência em saúde bucal. Nessa mesma estrutura, também estão instalados dois consultórios odontológicos especificamente para atender a população vinculada ao Centro de Saúde da Família Oeste, que também passa por reforma geral.

Outra novidade é no atendimento odontológico é o serviço de urgência e emergência. “Chapecó é um dos poucos municípios que conta com este serviço em Pronto Atendimento. É um atendimento de alívio de dor, que pode ser buscado diretamente ou encaminhado pelas unidades de saúde. Lembrando que os atendimentos de rotina devem ser buscados na unidade de saúde. Aqui é para quem não aguenta de dor e precisa de um alívio”, disse.

O atendimento odontológico é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Houve uma alteração no horário de atendimento das farmácias. A partir desta segunda-feira a farmácia do PA também está na nova estrutura com atendimento nas 24h. Já a farmácia da unidade de saúde atenderá no horário de atendimento da unidade, ou seja, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

O prefeito João Rodrigues, disse que a estrutura antiga já não dava mais conta do atendimento, que chega a 500 pessoas por dia. “Era um espaço apertado, com goteiras, e que não dava mais conta da demanda. Por isso estamos transferindo o atendimento para o novo espaço, para atender com mais conforto quem mais precisa, que estão sofrendo. A nova unidade também vai melhorar o trabalho de nossas equipes, que tem espaço mais adequado”, disse o prefeito.

No próximo mês também será transferida a unidade de saúde Efapi, que funcionava ao lado do PA, para o local onde funcionava o Bandejão Efapi. As mudanças são para construir no antigo local do PA um Centro Integrado de Saúde, com 3,5 mil metros quadrados.  A estimativa é de um investimento de R$ 17 milhões. A licitação deve ser lançada em breve.