Operação fronteiriça “Transporter” apreende produtos contrabandeados

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em duas cidades catarinenses

Dionísio Cerqueira/SC, 14 de julho de 2023 – Com objetivo de desarticular um esquema criminoso de contrabando e descaminho de vinhos e outras mercadorias na fronteira do Brasil/ Argentina, a Polícia Federal (PF) realizou ontem 13, a operação “Transporter”.

Foto: Polícia Federal

Durante a operação seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Dionísio Cerqueira e Chapecó. De acordo com a Federal, os investigados, além de transportarem vinhos sem os devidos desembaraços aduaneiros, também atuavam no descaminho de carnes, camarão, agrotóxicos, entres outras mercadorias ilícitas de origem estrangeira. As mercaorias eram distribuídas em diversas regiões como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e litoral Catarinense.

Durante o cumprimento dos mandados, os agentes da PF encontraram diversas mercadorias contrabandeadas. Também foi apreendida uma grande quantidade de drogas sintéticas, maconha, balança de precisão, dinheiro em espécie e uma arma de fogo.

Três pessoas foram presas em flagrante, sendo duas pelo crime de tráfico de drogas e uma por posse irregular de arma de fogo. Todos os envolvidos são investigados pelos crimes de contrabando, descaminho e constituição de organização criminosa. A operação recebeu o nome “Transporter”, devido aos criminosos se utilizarem de transportadoras para a distribuição das mercadorias.