Novo teto de juros do consignado INSS completa 30 dias

Limite para operações agora é de 1,8% ao mês

Brasília/DF, 17 de janeiro de 2024 – Em vigor há pouco mais de 30 dias, (desde 13 de dezembro do ano passado), o novo teto de juros do consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). não pode ultrapassar o percentual de 1,8 ao mês.

A medida, aprovada em 4 de dezembro pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), estabeleceu que o novo limite de juros é 1,8% ao mês para essas operações. O valor é 0,04 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,84% ao mês, que vigorava desde outubro. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,73% para 2,67% ao mês. As mudanças foram propostas pelo próprio governo.

A justificativa para a redução foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia). No fim de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 12,75% para 12,25% ao ano.

Desde agosto, quando começaram os cortes na Selic, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que a pasta deveria acompanhar o movimento e propor reduções no teto do consignado à medida que os juros baixarem. Essas mudanças passam pelo CNPS.

Com informações da Agência Brasil