Horto Municipal produzirá 200 mil mudas de flores e árvores em 2023

O Horto Municipal Botânico de Chapecó está projetando produzir 200 mil mudas de flores, plantas ornamentais e árvores para 2023. Toda a produção é destinada ao embelezamento dos espaços públicos da Prefeitura.

Fotos: Giuseppe Meneghetti

“No momento estamos cultivando as espécies de inverno, como: boca-de-leão, amor-perfeito, petúnia, allysum, lobelia, cravina, entre outras”, disse a coordenadora do horto, Valdaíra Foschiera. Ela explicou que todo o processo de produção do Horto Botânico começa com a aquisição das sementes. Posteriormente é feita a semeadura. Após as mudinhas atingirem de 5 a 7 folhas é feita a repicagem das mesmas. Dependendo da espécie, após 45 a 60 dias as mudas são levadas para os canteiros dos espaços públicos como: Avenida Getúlio Vargas, rótulas, Ecoparque, pátios das repartições municipais, escolas, CEIMs, praças, entre outros.

Já a produção de mudas de árvores se dá pela coleta de sementes, semeadura das mesmas. Após germinação e obterem de 10cm a 15cm de altura são transplantadas nos tuchos onde ficam armazenadas no Horto até atingirem porte adequado (acima de dois metros de altura) que serão utilizadas na arborização urbana. Já a produção de arbustos e plantas ornamentais ocorre através da confecção de estacas, que serão utilizadas em canteiros para confecção de jardins públicos permanentes.

A equipe é formada pela coordenadora, sete funcionários efetivos, três colaboradores da empresa JPL e quatro bolsistas da Frente de Trabalho.

2022

Páginas: 1 2