Governo do Estado inaugura nova base da Unidade de Suporte Avançado do SAMU em São Miguel do Oeste

Com investimento de R$ 300 mil, a base está situada em um novo imóvel, que passou por obras de adequação e melhorias para atender às especificações do Ministério da Saúde

O Governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira, 09, a nova Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em São Miguel do Oeste. Com investimento de R$ 300 mil, a base está situada em um novo imóvel, que passou por obras de adequação e melhorias para atender às especificações do Ministério da Saúde.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destacou que a nova sede vai dar melhores condições de trabalho para as equipes e que o SAMU vai reativar a Unidade de Suporte Básico (USB) em São Miguel do Oeste. A USB tem gestão compartilhada com o município. “Dar melhores condições de trabalho significa ampliar o atendimento para a população e garantir um ambiente confortável e de qualidade aos profissionais que têm como missão salvar vidas”, completou a secretária.

A USA dividia espaço com o Corpo de Bombeiros Militar no município. A base de São Miguel do Oeste atende à macrorregião Extremo Oeste, que conta ainda com Unidades de Suporte Avançado em Chapecó e Xanxerê. A USA é a UTI móvel do SAMU. É equipada com aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar e tem uma equipe formada por condutor socorrista, médico e enfermeiro.

A nova base tem espaços mais adequados para as equipes do serviço, como sala de reuniões e de treinamento.

“Desde que a Fahece assumiu o contrato de gestão do SAMU/USA em Santa Catarina, temos feito um trabalho intenso de adequação, revitalização e ampliação das bases em todo o Estado. A nova unidade de São Miguel do Oeste vai garantir melhores condições de trabalho e segurança para nossa equipe e, consequentemente, para a população”, afirma a diretora do SAMU/Fahece, Carla Birolo Ferreira.

O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, o vice-prefeito Edenilson Zanardi, e o secretário de Saúde do Município Alfredo Spier também estiveram presentes no ato.