Fundação Cultural oferece oficina de Palhaçaria

As inscrições são gratuitas

 

Chapecó/SC, 30 de janeiro de 2024 – A Fundação Cultural de Chapecó oferecerá uma Oficina de Palhaçaria, ministrada pela artista Michele Silveira da Silva, criadora e intérprete da Palhaça Barrica. As inscrições são gratuitas e iniciaram na segunda-feira (29), permanecendo até 18 de fevereiro. Para se inscrever, acesse http://bit.ly/3HFQXQ9.

As oficinas serão realizadas na Escola de Artes de Chapecó, e iniciam no dia 06 de março e vão até final de setembro/24. As turmas serão nas quartas-feiras, das 08h às 9h30 – turma para crianças acima de 08 anos de idade; 13h30 as 15h30 – turma para adolescentes; 19h as 21h – turma para adultos.

Foto: Apresentação de encerramento da Oficina de Palhaçaria do ano passado que aconteceu no CEU das Artes – Efapi

De acordo com Michele Silveira da Silva, o objetivo da oficina é apresentar o universo da palhaçaria, a partir de jogos, técnicas, dinâmicas, atividades práticas e teóricas que possam auxiliar no processo de descoberta da sua figura cômica. “Vamos abordar a história da palhaçaria, sua função, seus desdobramentos, vamos pesquisar a roupa, maquiagem, cabelo, criação de cenas, intervenções e apresentações”, comentou.

Ela destaca ainda que serão trabalhados durante a oficina a iniciação a palhaçaria, como desenvolver a figura do palhaço, entender, conhecer a história da palhaçaria e a função dela. “Cada aluno e aluna vai ter a oportunidade de descobrir essa figura cômica, o seu potencial cômico, a sua própria comicidade. Construir figurino, maquiagem, construção de cena, intervenção com o público”, explicou.

Quem é Michelle Silveira

Eu sou formada em Artes Cênicas (Interpretação e Direção Teatral) pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, sou a palhaça Barrica há 22 anos, e há 22 anos pesquiso a palhaçaria no circo, no teatro, na rua e no hospital. Sou editora da Revista Palhaçaria Feminina, em sua 5ª Edição e escritora do livro SOMOS PALHAÇAS. Vim para Chapecó/SC para trabalhar na Fundação Cultural no ano de 2007 e nunca mais saí daqui. Já foram muitos os alunos e alunas que passaram pelos meus cursos e muitas experiências lindas já vivemos juntos.

Foto: Suzi Gobbi
Com informações: PMC/Divulgação