Foi lançado o programa Sorria mais Chapecó

O ato ocorreu no último sábado no Centro de Especialidades Odontológicas

 

Chapecó/SC, 20 de agosto de 2023 – “Estou com o sorriso bonito e agora vou poder mastigar melhor e viver melhor”, disse o Jair Bandeira de 56 anos, morador do bairro Bom Pastor, que recebeu a prótese nova durante o lançamento do Programa Sorria mais Chapecó no último sábado (19) no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, na Secretaria de Saúde. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, comentou que o município é destaque em Santa Catarina, pois é o segundo município do estado que mais faz prótese pelo SUS. “Entregar uma prótese para um paciente não é somente pela estética, mas sim pela qualidade de vida que ele terá”, disse.

Além do lançamento do programa, o prefeito destacou ainda uma atividade que acontecerá no dia 01 de setembro, quando os profissionais da odontologia, nas 26 unidades de saúde de Chapecó, irão atender pacientes que tem dente faltando e que nunca receberam uma prótese pelo SUS. “Nesse dia, nossas equipes irão atender somente esses pacientes, pedimos a todos que precisam que procurem o serviço de saúde neste dia”, comentou.

Fotos: Prefeitura de Chapecó

Rodrigues disse ainda que programas como esse são prioridades e que merecem toda a atenção, pois impactam no dia a dia de cada cidadão. “A pessoa com a prótese nova, vai poder sorrir e mastigar melhor, isso é qualidade de vida”. Ele também lembrou do Programa De Olho no Futuro, que entrega óculos para as pessoas e elas passam a enxergar melhor. “Não é só estética, é qualidade de vida e bem-estar”, afirmou.

O Secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, comentou que desde 2021 o município entregou 8.175 próteses dentárias, sendo 1.736 próteses em 2021, 4.095 próteses em 2022 e 2344 até julho de 2023. De acordo com a Gerente de Saúde Bucal de Chapecó, Fabiana Tessarollo, para atender os pacientes que precisam de prótese dentária, o município atende nos Centros de Saúde da Família nos bairros. “O atendimento é realizado nas unidades dos bairros Seminário, Jardim América, Chico Mendes, Cristo Rei e Vila Real e visa facilitar o acesso da população ao serviço que não precisam se deslocar para receber atendimento “, explicou.

Também estiveram na atividade de lançamento do programa os servidores da Secretaria de Saúde, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski e a primeira dama, Fabiana Rodrigues.