FIQUE ATENTO: Transporte de casas é comum, mas exige documentação e cuidados especiais

O transporte de casas inteiras em caminhões é comum em Chapecó. Quase que diariamente, fotos e vídeos circulam pelas redes sociais.

Foto: Amauri Sales / Rádio Chapecó

Para transportar uma casa, além da retirada dos móveis, o telhado é removido em algumas situações e a casa é elevada da fundação por meio de macacos hidráulicos, até que a altura permita que o caminhão entre sob a estrutura, para então realizar o transporte.

Muitas vezes, ao invés de desmanchar totalmente a residência e reconstruir em um novo local, o que levaria dias, é preferível transferir o imóvel completo sobre um caminhão. No entanto, alguns cuidados devem ser seguidos pelos transportadores.

Na manhã desta terça-feira (11), o Comandante da Guarda Municipal de Chapecó, Roger Lima, participou do Chapecó Notícias 1º Edição e falou sobre o assunto. Acompanhe:

CUIDADOS 

Um estudo detalhado do trajeto deve ser feito. A ideia é observar possíveis pontos de colisão da casa com outras estruturas, rede elétrica e até árvores.

O transporte de casas no perímetro urbano de Chapecó é permitido desde que atenda às normas exigidas. Entre elas, a AET (Autorização Especial de Trânsito).

CONFIRA A PORTARIA – CLIQUE AQUI – Portaria DSP 02 2023