Ex-jogador Neto é homenageado pela Câmara de Chapecó

Atualmente palestrante, ele teve reconhecida a sua trajetória e valores de superação e resiliência

 

Chapecó/SC, 07 de dezembro de 2023 – O ex-jogador da Chapecoense, Neto, foi homenageado durante a sessão da Câmara Municipal de Chapecó realizada ontem (6). O reconhecimento pela sua trajetória inspiradora e pelos valores de superação e resiliência que transmitiu para o mundo, partiram de iniciativa do vereador Cleber Fossá (MDB), aprovada por unanimidade pelos parlamentares municipais. Atualmente, o ex-atleta da Associação Chapecoense de Futebol tem 38 anos e é palestrante.

Sua determinação e coragem são exemplos de superação para todos. Além de sua carreira no futebol, Neto também se dedica ao compartilhamento de sua história e das experiências como palestrante, inspirando pessoas a enfrentarem os desafios da vida e superarem as dificuldades com persistência e esperança. Diante de sua trajetória inspiradora como atleta e palestrante, o Neto é merecedor deste reconhecimento e homenagens”, justificou o vereador Cleber Fossá.

Em sua fala, Neto se emocionou ao lembrar do início de sua trajetória, no Rio de Janeiro, e dos eternos companheiros da equipe de 2016. O ex-atleta agradeceu a Deus pela oportunidade de estar vivo e falou sobre o compromisso social em ajudar as pessoas através das suas palestras. “Quero agradecer ao vereador Fossá e demais vereadores pela aprovação do reconhecimento que recebo e dizer aos senhores que quero viver em Chapecó até o dia em que morrer”, disse.

Trajetória

Hélio Hermito Zampier Neto, mais conhecido como Neto, nascido em 16 de agosto de 1985, no Rio de Janeiro, teve uma carreira no futebol marcada por determinação e talento. Iniciou a sua jornada profissional no Francisco Beltrão em 2006, passando Paraná, Vasco da Gama, Cianorte, Guarani e o Metropolitano. Destacou-se no Guarani durante a campanha do vice-campeonato no Paulistão de 2012, chamando a atenção de grandes clubes como o Santos e o Internacional.

Em 2015, teve a oportunidade de vestir a camisa da Chapecoense, onde teve bons momentos, como na goleada de 5 a 1 contra o Palmeiras e na vitória por 1 a 0 contra o Vasco, com golaço de bicicleta. No ano seguinte, Neto foi um dos líderes da campanha histórica da Chapecoense na Copa Sul-Americana, sendo titular nas partidas contra o Junior Barranquilla e San Lorenzo, na Arena Condá. A história de superação de Neto ganhou ainda mais destaque no mesmo ano.

Isso após o trágico acidente aéreo que vitimou grande parte da equipe da Chape, no dia 28 de novembro de 2016. Neto foi um dos seis sobreviventes com a queda do voo 2933 da LaMia e enfrentou momentos difíceis, com um traumatismo cranioencefálico e pneumonia bacteriana. Apesar de adversidades, Neto demonstrou uma força de vontade inabalável ao se recuperar e buscar retornar aos gramados. Depois, ele foi dirigente da Chape em importantes conquistas.

Foto e informações: Assessoria CMC/Divulgação