Evento sobre Saúde do Trabalhador reúne 300 pessoas em Chapecó

Com o tema “intoxicação exógena relacionada ao trabalho” aconteceu nesta terça-feira (18), no Centro de Cultura e Eventos em Chapecó, a IX SEMPAT – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador, junto com a programação do II Fórum em Saúde do Trabalhador.

A atividade foi promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Regional de Chapecó, com apoio da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora – CISTT Chapecó e do Ministério Publico do Trabalho SC- MPT.

Fotos: Giuseppe Meneghetti

A programação teve palestras, debates, mesa redonda e relato de experiências. O VSPEA – Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos foi apresentado pela Doutora Valquiria Machado Cardoso Wess; o médico do trabalho, Eduardo Santin, falou sobre ‘Intoxicação Exógena”; e a Alini Balbinot e Marlene Duarte relataram sobre a experiência de implementação do Grupo de Trabalho de Agrotóxico.

O Secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, destacou que a SEMPAT é um momento importante para falar de prevenção e cuidados com a saúde dos trabalhadores. “Um debate importante para pensar nas melhorias necessárias para os ambientes de trabalho e a qualidade de vida desse ambiente para todos os profissionais”, comentou.

De acordo com a Coordenadora do CEREST, Michela Pertile, o tema da SEMPAT ‘ intoxicação exógena’ foi escolhido por se tratar de um agravo de saúde de notificação compulsória no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN e por abranger e ser relacionado aos ramos produtivos mais expressivos em Chapecó e região, envolvendo o perfil de trabalhadores chapecoenses: trabalhadores rurais; trabalhadores da limpeza e conservação; trabalhadores da construção civil, entre outros.

Ela disse ainda que a SEMPAT foi instituída pela Lei Municipal nº 6283/12 e tem como propósito o desenvolvimento de ações anuais, realizadas no mês de abril em alusão ao Abril Verde e tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção de Acidentes de Trabalho.

“A SEMPAT é caracterizada por proporcionar um espaço coletivo de discussões e atualizações relativos ao mundo do trabalho e a dados estatísticos de acidentabilidade, buscando sensibilizar seu público para a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro bem como da importância deste olhar para a criação de politicas públicas em saúde do trabalhador, efetivas e pautadas na realidade”, comentou.

Ela comentou ainda que a SEMPAT abre espaços para discussões que trazem reflexos positivos nos dados de notificação de acidentes de trabalho, os quais mostram uma evolução importante nos últimos anos. “Em 2021 foram notificados 4211 agravos de saúde relacionados ao trabalho, já em 2022 foram 5171, o que denota uma maior sensibilização das pessoas para o tema e a notificação”, explicou.

CEREST

O CEREST Regional de Chapecó foi habilitado através da Portaria SAS/Nº 653, de 19 de setembro de 2006, com o objetivo de atender as diretrizes da RENAST – Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores. É uma unidade regional com a função de fornecer suporte técnico em saúde do trabalhador a toda rede do SUS para 76 municípios da macrorregião oeste de Santa Catarina.