Estudantes vão desafiar seus limites em Torneio de Robótica do SESI-SENAI

Chapecó receberá jovens de 15 municípios para o TRGO, competição que coloca em prática conteúdos abordados em sala de aula

 

Chapecó/SC, 22 de setembro de 2023 – Estudantes da região vão participar do Torneio de Robótica Grande Oeste (TRGO). Através de desafios complexos toda a aptidão obtida em sala de aula será testada. O evento é parte integrante do compromisso do SESI-SENAI com a educação de qualidade e a formação de profissionais preparados para os desafios do século 21. A competição acontecerá neste sábado (23), com abertura às 8h30, no SENAI de Chapecó.

Robôs criados em sala de aula serão testados em situações reais. Segundo, coordenador de educação básica da regional oeste e extremo-oeste, Marcio Gonçalves da Rosa, este momento “é uma celebração do pensamento crítico, resolução de problemas e do futuro da engenharia.” Os alunos aprendem a trabalhar em equipe, aprimorando suas habilidades de colaboração e comunicação.

O público que terá a chance de acompanhar o torneio pode se surpreender com a visão de futuro já acontecendo. Duas categorias vão separar os competidores: de 8 a 10 anos e de 11 a 17 anos, sendo aberto para estudantes da rede pública ou particular. “Cada robô é uma obra-prima de engenharia, projetado para superar obstáculos e cumprir tarefas específicas. A criatividade flui à medida em que os jovens constroem máquinas capazes de realizar ações surpreendentes“, complementa Marcio.

Estão inscritas 60 equipes de 15 municípios do estado. Será uma oportunidade para os participantes interagirem com outros apaixonados por tecnologia e robótica e realizar intercâmbio de informações entre alunos. “É um espaço para compartilhar conhecimentos, trocar ideias de projetos e fazer conexões que podem abrir portas para futuras colaborações“, enfatiza Marcio.

Experiências e momentos como esses são enriquecedores. O aprendizado contínuo se torna um desejo e também inspira os jovens a considerar carreiras na área da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, os conceitos STEAM. Para o gerente executivo SENAI, SESI e IEL na regional oeste, Jardel Carminatti, a inovação e tecnologia estão bem difundidas e são fundamentais na formação de estudantes do SENAI com conceito STEAM. “Preparamos nossos jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. O que é visto em sala de aula instiga cada aluno na busca por transformar ideias em soluções do nosso século“.

Outras atividades, para além do torneio, vão acontecer simultaneamente. Brinquedos infláveis, sessão de cinema, pintura facial, montagem de Lego e sorteio de vários brindes para as famílias que acompanharem o dia dos jovens competidores.

A Área de Responsabilidade Social da FIESC também participará, com arrecadação de produtos de higiene e limpeza que serão destinados à Apae de Chapecó. As equipes que participarão do torneio farão a entrega de kits contendo água sanitária, detergente, álcool, papel higiênico e papel toalha. A ação faz parte do programa Eu Voluntário, que tem o intuito de fortalecer o voluntariado, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina.