Engenheiro responsável pelo projeto da pista do Autódromo de Chapecó participa da programação do FM 100.1

Heinz Jakob Scheuren esteve nos estúdios da Rádio Chapecó nesta sexta-feira (19). Pista terá 4.057 metros de extensão

 

O Engenheiro responsável peplo projeto da pista do Autódromo de Chapecó, Heinz Jakob Scheuren, participou do Chapecó Notícias 1ª Edição na manhã desta sexta-feira (19). Heinz falou sobre o traçado e o trabalho que foi realizado até o momento. A entrevista ocorreu dentro da programação especial dos 75 anos da Rádio Chapecó FM 100.1 comemorados neste ano de 2023.

Na oportunidade, o Secretário do Automóvel Clube Chapecó, Sérgio Antônio Migliorini, o Jornalista Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira e o Presidente do Grupo Chapecó de Comunicação, José Francisco Müller Bohner participaram da entrevista. Para o Presidente do Grupo Chapecó de Comunicação, Zeca Bohner, a obra movimentará vários setores da cidade. A emissora acompanha o automobilismo Chapecoense desde seu início e assim continuará.

A primeira atividade com movimentação de terra onde será construído o Autódromo Internacional de Chapecó foi realizada no último sábado, dia 13 de maio. Com a demarcação do traçado da pista, é possível iniciar a terraplanagem deste que será o primeiro autódromo asfaltado de Santa Catarina.

ASSSISTA A ENTREVISTA COMPLETA CLIQUE AQUI 

Para o presidente do Automóvel Clube Chapecó, Valdir Moratelli, esse primeiro trabalho na área do futuro complexo automobilístico, que também permitirá competições de motociclismo, “representa um grande sonho se tornando realidade, graças ao apoio de autoridades e lideranças e à harmonia que integra os dirigentes da entidade”. Ele especifica que a próxima etapa envolverá nova análise técnica conjunta do projeto e da área onde foi feito o traçado.

Em seguida, sob a responsabilidade do clube, será iniciada a terraplenagem propriamente dita, da pista e da área dos boxes, o que poderá ocorrer em junho, com duração dos serviços em cerca de três meses, dependendo das condições climáticas. Após será feita a licitação das obras civis e do asfaltamento, a cargo da Prefeitura Municipal de Chapecó, em função da transferência de parte da área ao município.

ACESSO ASFALTADO

O asfalto no trecho de 4,2 quilômetros está pronto, faltando apenas obras complementares, sarjetas e sinalização. A obra, no valor de R$ 9.376.797,06, está sendo executada pela Construtora Oliveira.

De acordo com o prefeito João Rodrigues, além de beneficiar os moradores da região, a pavimentação também servirá de ligação com o Autódromo Internacional de Chapecó.

Foto: Prefeitura de Chapecó

DADOS SOBRE O AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CHAPECÓ

– Será o primeiro autódromo asfaltado de Santa Catarina.

– Poderá sediar competições das principais categorias automobilísticas da América do Sul.

– Irá gera grande impacto no turismo estadual, com especial movimentação na economia da região Oeste, em função da quantidade de pessoas e empresas envolvidas nos eventos a serem realizados.     – O autódromo será homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

– Extensão de 4.057 metros para a pista, em sentido horário, de velocidade rápida, com detalhes técnicos e vários pontos de ultrapassagem e sete alternativas de pista, mediante cinco shortcuts (atalhos) no traçado.

– Largura da pista de 12 a 15 metros e áreas de escape de até 80 metros, contemplando a topografia do terreno, ou seja, subidas e descidas com diferença máxima do nível de altura da pista de 23 metros.

– Características do traçado principal: três retas, a maior delas na largada, com 871 metros, a reta oposta com 551 e a segunda reta oposta com 424 metros; e 13 curvas, oito delas para a direita e cinco para a esquerda, com destaque para a de número 8, que será de alta velocidade e terá 517 metros, com raio aberto e constante.

– 37 boxes instalados fora da área do traçado e torre de controle de corrida, com área total de 9.705 metros quadrados.

– Área total do complexo: 708 mil metros quadrados, 80% de área livre e 20% gravada como reserva legal.

– Localização: estrada geral para Linha Cachoeira, a três quilômetros da rodovia Chapecó/Goio-Ên (SC-480), a 18,5 quilômetros do aeroporto e a 20 quilômetros do centro da cidade de Chapecó.