Deputada Luciane Carminatti assume a coordenação da Bancada do Oeste

A liderança do colegiado tem duração de um ano

 

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) assume, nesta terça-feira (27), a coordenação da Bancada do Oeste na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Criado em 2019 com objetivo de fortalecer a atuação conjunta em favor das demandas do Oeste, o grupo é hoje a maior bancada regional da Alesc, sendo composta por 9 deputados de diferentes partidos. A liderança do colegiado tem duração de um ano, seguindo um rodízio estabelecido pelos parlamentares.

Luciane afirma que a condução dos trabalhos deve seguir duas linhas em 2024. A primeira é a continuidade das ações e discussões sobre pautas que já vêm sendo defendidas com protagonismo pela Bancada, como a aviação regional, cadeia do leite, internet rural, energia trifásica no campo e investimentos em rodovias e hospitais.

Quando Santa Catarina e principalmente o Oeste passaram por um período de seca gravíssima, na legislatura passada, foi iniciativa da nossa Bancada a proposta de um programa com aporte de recursos para captação de água e proteção dos mananciais, o que acabou sendo colocado em prática pelo governo. Então essa atuação conjunta é fundamental e precisa ter cada vez mais força para seguirmos avançando. Duas das prioridades do ano com certeza serão a definição dos rumos da gestão do Hospital Regional do Oeste e as obras nas rodovias da nossa região”, destaca.

O segundo compromisso de Luciane à frente do colegiado é o de aproximar a Bancada das microrregiões do Grande Oeste, levando reuniões do grupo para diferentes municípios e identificando demandas locais com mais atenção.

Eu estive em São Miguel do Oeste, por exemplo, e a comunidade trouxe questões sobre o hospital, a aduana de Paraíso, o trecho da BR-282 de Pinhalzinho até a ponte do Rio das Antas. Então quero fazer esse movimento de ligação, de conexão, levar os deputados, ouvir empresários, trabalhadores, movimentos, enfim, quem está em cada região”, explica.

A passagem simbólica da coordenação da Bancada ocorreu na manhã desta terça-feira, no gabinete do atual coordenador, deputado Marcos Vieira (PSDB), em reunião que também vai definir as principais pautas do ano.

Além de Luciane, fazem parte da Bancada do Oeste os deputados Altair Silva (PP), Fabiano da Luz (PT), Jair Miotto (União), Marcos Vieira (PSDB), Massocco (PL), Mauro de Nadal (MDB), Neodi Saretta (PT) e Padre Pedro (PT).