Delegada Lisiane Junges avalia trabalhos na DPCAMI Chapecó

Ações realizadas em 2023 e 2024 foram destaque no Chapecó Notícias 1ª Edição

 

A Delegada responsável pela DPCAMI Chapecó, Lisiane Junges, participou do Chapecó Notícias 1ª Edição desta segunda-feira (29).

Na oportunidade, Lisiane comentou sobre os trabalhos realizados em 2023 e projetou o ano de 2024. Ocorrências, feminicídios, atendimentos e investimentos foram avaliados durante a entrevista.

Lisiane Junges é a primeira titular mulher a assumir a Delegacia Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso do município. A delegada atua com a DPCAMI desde 2018. Anteriormente, estava município de São Miguel do Oeste.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR A ENTREVISTA COMPLETA

A Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (CDPCAMIs) ativou no último ano, na CPP de Chapecó, uma Sala Lilás, espaço de acolhimento para vítimas de violência doméstica.

Localizadas nas Centrais de Plantão de Polícia (CPP) do Estado, as Salas Lilás são uma alternativa para receber mulheres que sofreram agressão, evitando que fiquem expostas na delegacia.

A Sala Lilás da Central de Plantão Policial de Chapecó é a quarta sala na região da Diretoria da Polícia da Fronteira (DIFRON), especialmente projetada para o acolhimento das vítimas de violência doméstica.

Como as mães muitas vezes vão acompanhadas dos filhos, também foi projetada uma brinquedoteca para dar apoio emocional às crianças.

OAB POR ELAS EM DESTAQUE

A sala do projeto “OAB por Elas”, inaugurada em 2023 na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Chapecó, também foi destaque na entrevista.

O local conta com estrutura completa para o bom andamento do trabalho do projeto e para o atendimento digno, com mesa para atendimento, poltronas, impressora, acesso à internet, livros de normas jurídicas e mesinha para crianças, marcando o avanço no atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica. O projeto “OAB por Elas” foi criado para oferecer amparo gratuito à mulher em situação de violência no Estado.

A OAB Por Elas teve início em Balneário Camboriú, em 2018. O sucesso do programa fez com que a atuação se estendesse para outras Subseções. Diante do cenário, a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, sugeriu que o trabalho fosse ampliado para todas as Subseções. A proposição do projeto foi apresentada durante o 105ª Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Santa Catarina, realizado em Jaraguá do Sul.

Fotos: Mateus Frozza / Rádio Chapecó

LOCAL

  • Chapecó – Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI
  • Rua Carlos Pinho, nº 73 – D, Centro
  • Chapecó – SC – CEP: 89804-480
  • Telefone: (49) 2049-7874
  • e-mail: dpcamichapeco@pc.sc.gov.br