Defesa Civil: Previsão do tempo para este fim de semana e Natal

Temporais ganham força novamente no Oeste neste sábado

 

SÁBADO (23)

Entre a tarde e à noite deste sábado, os temporais ganham força novamente, em especial do oeste ao norte de SC. Nas demais áreas, a nebulosidade predomina e as instabilidades enfraquecem. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais como alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de direção nordeste/leste no litoral e em áreas próximas e de quadrante oeste/sudoeste do Grande Oeste aos planaltos, com rajadas de até 50 km/h do Oeste aos planaltos ao longo da tarde.

As temperaturas mínimas variam entre 15 e 17°C no Planalto Sul e oscilam entre 17 e 22°C nas demais áreas. As máximas variam entre 23 e 27°C nos planaltos e marcam entre 25 e 33°C pelo estado. Mar pouco agitado com ondas de direção leste/sudeste e alturas entre 0,5m e 1,0 m e picos de 1,5 m em toda a costa catarinense.

DOMINGO (24)

No domingo (24), véspera do Natal, o dia inicia com tempo firme e predomínio de sol no estado. A partir do período da tarde, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente nas áreas do Grande Oeste ao norte de SC, devido à combinação de calor e umidade. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais como alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores. O vento sopra com intensidade fraca a moderada e varia de oeste a noroeste do Grande Oeste aos planaltos e de direção sudeste a leste nas áreas costeiras. As temperaturas mínimas marcam entre 12 e 18°C no Planalto Sul e oscilam entre 16 a 22°C pelo estado. À tarde elas variam entre 19 e 28°C no planalto Sul e na Grd. Florianópolis Serrana e oscilam entre 27 e 34°C no restante de SC.

SEGUNDA-FEIRA (25)

Na segunda-feira (25), dia de Natal, os temporais com chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo voltam a ocorrer no estado quando uma frente fria associada a um ciclone extratropical que se forma no mar entre a costa de SC e do RS, influencia o tempo. As instabilidades avançam pelas áreas de divisa com o RS ao longo da manhã e se estendem para as demais regiões no decorrer do dia. Os ventos também intensificam e sopram constantes no estado, variando de direção noroeste a sudeste do Grande Oeste as planaltos e de mudando de direção norte a sul no litoral e proximidades, com rajadas entre 50 e 70 km/h (pontualmente ultrapassando esses valores). O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos e queda de árvores e postes de energia, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas mínimas variam entre 16 e 20°C nos planaltos e no Meio-Oeste e marcam entre 19 a 23°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 22 e 33°C pelo estado.

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke