Curso de Ciências Biológicas da Unochapecó recebe reconhecimento do conselho federal

O reconhecimento foi dado em sessão solene realizada no Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, em Brasília

 

Chapecó/SC, 16 de novembro de 2023 – O curso de Ciências Biológicas da Unochapecó comemorou, em 2022, a marca de 30 anos de atuação. Com mais de 800 egressos, o curso se destaca por oferecer as modalidades de bacharelado e licenciatura com alta qualificação, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humano.

Na última semana, o curso de Ciências Biológicas teve sua qualidade certificada em nível nacional, com a conquista do Selo CFBio de Qualidade de Cursos, concedido pelo Conselho Federal de Biologia. A marca colocou a Unochapecó entre os melhores cursos do Brasil – o único de Santa Catarina. Somente seis cursos de bacharelado receberam uma felicitação. O reconhecimento foi dado em sessão solene realizada no Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, que ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro, em Brasília/DF.

Na ocasião, a Unochapecó esteve representada pela coordenadora do curso, professora Sandra Mara Sabedot Bordin. De acordo com o docente, o reconhecimento adquirido simboliza o comprometimento da Universidade com a qualidade do ensino e a formação de profissionais alinhados com as exigências da sociedade.

O selo CFBio é um documento que fornece uma boa avaliação aos cursos a que se destina. São cursos que têm qualidade acadêmica, mas a partir de vários indicadores que a Comissão do Conselho Federal de Biologia analisa. Nestes indicadores entram os objetivos do curso, a matriz curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os TCCs, as previsões, a pesquisa, a extensão, a legislação profissional do biólogo, a qualificação docente, tanto da progressão como dos professores. Inclusive, direcionando também para um dos indicadores que é o registro no Conselho Nacional de Biologia“, frisou Sandra.

Qualificação compartilhada

O Fórum Nacional proporcionou uma série de discussões técnicas, pautadas em temas como os desafios e perspectivas sobre o biólogo na área da saúde, biotecnologia e produção e meio ambiente e biodiversidade, além de empreendedorismo, legislação e liderança.

Sandra também destaca que o Fórum foi uma ótima oportunidade para o estabelecimento de parcerias entre as instituições de ensino, contribuindo para o desenvolvimento colaborativo da área das Ciências Biológicas no Brasil.

fotos: CFBio/Divulgação