Competições de Km de Arrancada serão retomadas e terão pista exclusiva no Autódromo Internacional

A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (01), pelo prefeito João Rodrigues, em reunião com cerca de 60 pilotos da região Oeste, no auditório da Prefeitura

 

As competições de Km de Arrancada serão retomadas neste ano em Chapecó, no Parque Valmor Lunardi (Efapi) e uma pista exclusiva para a categoria será construída junto ao Autódromo Internacional de Chapecó, na Serrinha. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (01), pelo prefeito João Rodrigues, em reunião com cerca de 60 pilotos da região Oeste, no auditório da Prefeitura.

O objetivo dos competidores era buscar a retomada das provas na pista da Efapi, que foram suspensas em 2022, por perturbação do sossego público. No local também foram registrados acidentes.

O procurador geral do Município, Jauro Sabino Von Gehlen, também participou da reunião e informou que a Administração Municipal conversou com o Ministério Público para liberar alguns eventos, sob algumas condições.

Segundo o prefeito inicialmente serão liberados apenas quatro no ano, sendo que o barulho dos motores não pode passar das 22h.

Os competidores também solicitaram a reforma da pista e uma pista e uma pista exclusiva no futuro Autódromo Internacional.

João Rodrigues disse que as demandas serão atendidas, pois o automobilismo gera movimento de serviços e hotéis, que posteriormente revertem em arrecadação para os cofres públicos.

Ele afirmou que a terraplanagem da nova pista do Autódromo, que terá cerca de 4km, está em cerca de 80%. Essa etapa está sob responsabilidade do Automóvel Clube Chapecó. Em fevereiro e março o prefeito pretende lançar a licitação da pista, que será feita com recursos da Prefeitura, sendo que já estão reservados R$ 20 milhões em conta.

A Administração Municipal está em conversas com o governador do estado, Jorginho Mello, para ter o apoio na construção do Autódromo, que tem estimativa de investimento de mais de R$ 40 milhões, e será a primeira pista asfaltada de SC, atraindo competições nacionais.

O presidente do Chapecó Motor Clube, Fábio Chiarello, destacou que a pista de arrancada já consta no projeto do novo autódromo, com largura de 18m e comprimento de 800m. É quase o dobro da pista do Parque da Efapi, que tem 430m x 10. A nova pista vai permitir a participação de mais categorias.

Chiarello disse que os pilotos ficaram satisfeitos com a reunião e a retomada das provas, o que vai fortalecer o esporte, que conta com mais de 100 pilotos na região.

Fotos: Leandro Schmidt/PMC