Ciasc entrega módulo de concessão do benefício do Programa Universidade Gratuita

Serão 89 mil vagas gratuitas no ensino superior até o ano de 2026

 

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) entregou, em novembro, uma das etapas mais importantes do Programa Universidade Gratuita: o módulo de concessão do benefício aos participantes.

Todo o processo de adesão de Instituições de Ensino Superior (IES), cadastro de alunos e de concessão do benefício foi realizado em uma plataforma desenvolvida pelas equipes do Ciasc para a Secretaria de Estado de Educação (SED). “O sistema foi desenvolvido em prazo recorde por nossas equipes, tendo em vista que este é dos programas de governo prioritários neste primeiro ano de mandato”, enfatiza o presidente do Ciasc, Leandro Berti.

O Programa Universidade Gratuita prevê custear 100% do curso universitário a alunos que não tenham condições de pagar a formação com a renda familiar. Serão 89 mil vagas gratuitas no ensino superior até o ano de 2026. Todas as informações do Programa Universidade Gratuita são divulgadas no site: universidadegratuita.sc.gov.br

O sistema do Programa Universidade Gratuita está sendo realizado a partir de um projeto dividido em fases. A primeira delas foi o módulo de adesão das IES ao programa e de validação pela SED. A segunda foi a inscrição dos estudantes interessados, que ocorreu no período entre 28 de setembro e 25 de outubro.

O projeto está atualmente na terceira fase, que é a concessão e pagamento do benefício, com a análise automatizada da adequação e classificação dos candidatos conforme os critérios estabelecidos pela Lei Complementar nº 831/2023.

Foto: Marco Fávero/Secom