Chuva causa transtornos na região Oeste

Em Chapecó, o lago do Ecoparque transbordou

 

Em Chapecó, vários pontos de alagamento foram registrados nas últimas horas. No Ecoparque, o lago localizado na parte interna do parque, transbordou. Algumas ruas também receberam uma grande quantidade de água e acabaram registrando alagamentos. Os motoristas precisaram ter atenção.

A Defesa Civil emitiu um alerta por volta das 11h45 desta sexta-feira sobre a previsão de temporais, rajadas de vento e alagamento para a tarde nas regiões do Oeste, Extremo-Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.

De acordo com o órgão, nas próximas duas horas, a chuva persiste em grande parte do estado, mas deve ter maior intensidade nas cidades em laranja, como mostra o mapa abaixo:

Nas últimas 24 horas, os municípios de Lindóia do Sul e Chapecó, no Oeste do estado, registraram os maiores volumes de chuva, chegando a 99.2 e 98.2 milímetros.

SEARA

Chuvas intensas caem sobre Seara e região nas últimas horas. Desde a tarde de quinta-feira, 22, até o meio-dia desta sexta, 23, já são mais de 100 milímetros de precipitação. É praticamente metade da chuva prevista para um mês inteiro em menos de 24 horas.

O Rio Caçador, que corta o centro de Seara, registra um grande volume de água neste momento. Ainda não há registro de grandes estragos na região provocados pelas fortes chuvas. Houve reclamação de falta de energia elétrica em algumas comunidades do interior.

XAXIM

Em Xaxim, uma árvore caiu e chegou a obstruir totalmente uma via. Os bombeiros retiraram os galhos com a ajuda de máquinas. Segundo a Defesa Civil do município, as rajadas de vento passaram dos 45 km/h.

MONDAI /  VIDEIRA

Segundo a Defesa Civil, a chuva na região foi maior em Mondaí, onde nas últimas 24 horas foram registrados 63.8 milímetros. Em Videira, o acumulado chegou a 63.2 milímetros. Em Águas de Chapecó, o índice chegou a 60.2.

SÃO CARLOS 

A chuva forte das últimas horas ocasionou a queda da ponte de Linha Jacutinga no interior de São Carlos. O alerta fica para motoristas e moradores redobrarem a atenção e seguirem por vias alternativas.

A precipitação ocasionou a alta significativa da vazão do Ria Jacutinga sentido Linha São Roque Cunhataí. Equipes de Obras de São Carlos estão no local para reparos.

Segundo o Secretário de Obras Jonei Stoffel a região teve cerca de 112mm de precipitação. O gestor pede a colaboração da comunidade na desobstrução de alguns pontos até a chegada da equipe, que percorre a localidade. Stoffel também reforçou de que a equipe deve ser acionada para reparos necessários. Aliás, o Rio Moraes também apresenta alta em seu leito.